Rankings da THE apontam Unicamp como a melhor do Brasil em ciência da computação e em engenharia e tecnologia

Em ciência da computação, a Unicamp divide a liderança nacional com a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Classificadas na edição de 2019 do THE Computer Science Subject Ranking entre as posições de número 251 e 300, as duas instituições brasileiras são também as vice-líderes na área na América Latina, atrás apenas da Universidade do Chile.

Em engenharia e tecnologia, o primeiro lugar no Brasil é dividido com a Universidade de São Paulo (USP). As duas estaduais paulistas figuram no 2019 THE Engineering and Technology Subject Ranking entre as posições de número 401 e 500, empatadas com a Universidade Técnica Federico Santa Maria, do Chile. O trio só perde, entre as universidades latino-americanas, para o Instituto Tecnológico e de Estudos Superiores de Monterrey, do México, classificado no grupo que abrange as posições de número 301 a 400.

Esta foi a estreia da Unicamp no ranking da THE para a área de ciência da computação, que chega agora à sua terceira edição. A lista de 2019 contém 684 instituições no total, mais do que o dobro das 301 incluídas na edição de 2018.

A publicação britânica também elevou o número de universidades avaliadas na área de engenharia e tecnologia, de 500 para 900. A Unicamp perdeu oposições em relação ao ranking de 2018, em que foi classificada entre o 301º e o 400º lugar.

A THE elabora atualmente 11 rankings para áreas específicas do conhecimento. Todos eles se baseiam nos mesmos 13 indicadores que a publicação utiliza para montar seu tradicional ranking global de universidades, cuja edição de 2019 foi lançada em setembro. A THE faz apenas algumas adaptações em sua metodologia para que cada lista reflita as caraterísticas da área em questão.

Os rankings de 2019 para as áreas de ciência da computação e de engenharia e tecnologia foram os últimos a ser divulgados pela THE. Os demais saíram no decorrer de outubro e deste mês de novembro.

A QS, outra importante organizadora de rankings internacionais de universidades, divulgou suas classificações por áreas do conhecimento mais cedo, em fevereiro.

Veja, abaixo, os links para as edições de 2019 dos rankings da THE para as áreas de ciência da computação e de engenharia e tecnologia:

2019 THE Computer Science Subject Ranking

2019 THE Engineering and Technology Subject Ranking

Imagem de capa
Times Higher Education (THE)

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo