Minuta de deliberação da Carreira Paepe é aprovada pela CIDF

Foto Perri

A minuta de deliberação da Carreira dos Profissionais de Apoio ao Ensino, Pesquisa e Extensão (Paepe) da Unicamp foi aprovada por unanimidade no início da tarde desta quinta-feira (22) pela Câmara Interna de Desenvolvimento dos Funcionários (CIDF), subordinada à Câmara de Administração (CAD). Entre as principais novidades propostas estão a progressão verticalizada e o enxugamento e melhor distinção dos níveis da Carreira. A matéria segue agora para apreciação pela CAD, que se reunirá em dezembro. Na entrevista que segue, a pró-reitora de Desenvolvimento Universitário e presidente da CIDF, professora Marisa Beppu, fala sobre os pontos mais importantes da proposta de readequação da carreira dos servidores técnico-administrativos.

Como foi construída a proposta da minuta aprovada pela CIDF?

A proposta foi construída pelo Grupo de Trabalho (GT) formado para fazer a readequação da Carreira Paepe. O GT foi composto por dois segmentos: um executivo, cuja atribuição foi justamente a de elaborar sugestões, e um consultivo, que avaliou as propostas e também trouxe feedbacks.

Que pontos foram trabalhados pelo GT?

Nós notamos alguns pontos importantes. Os funcionários ansiavam por um sistema que tivesse níveis claros de estratificação. Ou seja, estabelecer níveis que permitissem ao servidor se enxergar na carreira, ver uma trilha de carreira e identificar o que é valorizado dentro dessa carreira, com clara distinção entre os níveis. Isso indicou a necessidade da redução do número de níveis, para que eles fossem compreensíveis para as pessoas. Também ficou clara a necessidade da adoção de um sistema de avaliação para a progressão que valorizasse o mérito. Todos esses aspectos foram trabalhados pelo GT. Nós também ouvimos as CSAs [Comissão Setorial de Avaliação] para discutir o papel importante que elas desempenharão nesse processo. Além disso, fizemos quatro reuniões extraordinárias da CIDF para discutir conceitos e um encontro específico para tratar da minuta.

Houve, portanto, uma ampla reflexão em torno das propostas antes da votação de hoje?

Sim. Quando resolvemos marcar esta reunião para apreciar a proposta de minuta, nos já tínhamos uma ideia amadurecida do que era a proposta. Tanto é assim que conseguimos vencer, em uma manhã, a ordem do dia e aprovar o documento por unanimidade, com pequenos ajustes.

Foto Scarpa

Quais os próximos passos dentro desse processo de readequação da Carreira Paepe?

Existe um trabalho que ainda tem que ser feito, como definir como será a avaliação de desempenho na conjunção com a Carreira. Há uma expectativa mais que justificada dos servidores Paepe para ver como o sistema vai funcionar. Obviamente, o sistema tem que funcionar com injeção de recursos para que possa haver o reconhecimento da Carreira. Nós não gostaríamos de passar mais alguns anos sem fazer reconhecimento e progressão de carreira. Isso significa que temos que fazer uma gestão responsável de recursos e sempre ter um processo em andamento.

A senhora diria que a verticalização da progressão é a principal novidade a ser introduzida nesse processo?

Eu diria que a verticalização é uma das principais novidades. Outra é que os níveis estão mais enxutos, justamente porque as pessoas conseguem enxergar distinções entre eles, até a quantidade proposta. Essa distinção clara entre os níveis é muito importante.

Qual o trâmite a partir de agora?

A matéria segue agora para a avaliação da CAD, que se reunirá em dezembro. Enquanto isso, a CIDF não para. Na próxima reunião ela já começa a sistematizar a mensuração dos requisitos para que possam ser feitas as avaliações e a progressão de carreira. Em outras palavras, a CIDF vai instrumentalizar o que foi aprovado conceitualmente. Isso significa que vamos elaborar novas minutas, que serão analisadas no começo do próximo ano. Além disso, a PDO [Proposta de Distribuição Orçamentária] deste ano já pretende ter recursos destinados para a Carreira no novo formato. Um aspecto importante é que queremos que este seja um instrumento que possa ser constantemente avaliado pelos funcionários e pela Universidade, para saber se ele está sendo eficaz ou se precisa ser aprimorado.

Reunião da CIDF prova minuta da Carreira Paepe