Lançado o E2018: novo carro elétrico desenvolvido por alunos da Unicamp

Edição de imagem
no palco novo carro apresentado pela equipe
Novo carro foi apresentado em evento no auditório da FCM

Com dez quilos a menos que o protótipo anterior, um pacote aerodinâmico implementado pela primeira vez, e utilizando bateria cilíndrica que oferece melhor performance, foi lançado o novo carro elétrico da equipe E-Racing da Unicamp, formada por alunos de diferentes cursos de graduação. O carro batizado “E2018” deverá estrear na 15ª Competição - Fórmula SAE Brasil Petrobras 2018, realizada entre 29 de novembro e 2 de dezembro em Piracicaba. A competição nacional de engenharia vai habilitar equipes para concorrer na prova mundial que ocorre em Lincoln, nos Estados Unidos.

Os alunos da Unicamp buscam o hexacampeonato no nível nacional e o tricampeonato mundial. Segundo Felipe Cândido, um dos pilotos da equipe, na competição são realizadas provas dinâmicas e estáticas. Os estudantes precisam apesentar e justificar o projeto, detalhar seus custos e as soluções desenvolvidas. Na prova dinâmica são avaliadas a aceleração, eficiência, velocidade e autonomia do carro, entre outros requisitos. Cerca de 15 equipes universitárias devem competir na Formula SAE Brasil.

Felipe Cândido durante a entrevista
O aluno Felipe Cândido, membro e um dos pilotos da equipe E-Racing
O carro aparece no centro do palco e em volta alunos e patrocinadores
Alunos que ajudaram no projeto e patrocinadores da equipe

No evento de apresentação do carro, denominado Rollout, mais de 70 alunos envolvidos no projeto e os patrocinadores da equipe subiram ao palco no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para posar ao lado do protótipo. O lançamento foi na quarta-feira dia 21. Foram apresentados filmes realizados pelos estudantes contextualizando a questão da mobilidade e o trabalho da equipe. Dois palestrantes também falaram sobre inovações relacionadas ao tema.

“A gente cria tecnologia para mobilidade elétrica. Estamos formando engenheiros que tenham todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento de carro elétrico no Brasil”, salientou Felipe. O aluno destacou que todo o trabalho é feito em equipe pelos estudantes e que a pretensão é criar uma solução de veículo movido a energia elétrica que seja adotada por todo o mundo.

A equipe tem uma série de patrocínios, mas também mantém a pesquisa e o desenvolvimento dos novos carros com recursos arrecadados por um fundo coletivo, projeto denominado Carregando o Futuro (acesse).

Assista aos filmes apresentados no Rollout:

Evolução da Mobilidade from Unicamp E-Racing on Vimeo.

RolloutE2018 from Unicamp E-Racing on Vimeo.

Destination: Lincoln 2018 from Unicamp E-Racing on Vimeo.

Imagem de capa
Carro elétrico apresentado pela equipe de alunos da Unicamp

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa