Lançado o E2018: novo carro elétrico desenvolvido por alunos da Unicamp

no palco novo carro apresentado pela equipe
Novo carro foi apresentado em evento no auditório da FCM

Com dez quilos a menos que o protótipo anterior, um pacote aerodinâmico implementado pela primeira vez, e utilizando bateria cilíndrica que oferece melhor performance, foi lançado o novo carro elétrico da equipe E-Racing da Unicamp, formada por alunos de diferentes cursos de graduação. O carro batizado “E2018” deverá estrear na 15ª Competição - Fórmula SAE Brasil Petrobras 2018, realizada entre 29 de novembro e 2 de dezembro em Piracicaba. A competição nacional de engenharia vai habilitar equipes para concorrer na prova mundial que ocorre em Lincoln, nos Estados Unidos.

Os alunos da Unicamp buscam o hexacampeonato no nível nacional e o tricampeonato mundial. Segundo Felipe Cândido, um dos pilotos da equipe, na competição são realizadas provas dinâmicas e estáticas. Os estudantes precisam apesentar e justificar o projeto, detalhar seus custos e as soluções desenvolvidas. Na prova dinâmica são avaliadas a aceleração, eficiência, velocidade e autonomia do carro, entre outros requisitos. Cerca de 15 equipes universitárias devem competir na Formula SAE Brasil.

Felipe Cândido durante a entrevista
O aluno Felipe Cândido, membro e um dos pilotos da equipe E-Racing
O carro aparece no centro do palco e em volta alunos e patrocinadores
Alunos que ajudaram no projeto e patrocinadores da equipe

No evento de apresentação do carro, denominado Rollout, mais de 70 alunos envolvidos no projeto e os patrocinadores da equipe subiram ao palco no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) para posar ao lado do protótipo. O lançamento foi na quarta-feira dia 21. Foram apresentados filmes realizados pelos estudantes contextualizando a questão da mobilidade e o trabalho da equipe. Dois palestrantes também falaram sobre inovações relacionadas ao tema.

“A gente cria tecnologia para mobilidade elétrica. Estamos formando engenheiros que tenham todo o conhecimento necessário para o desenvolvimento de carro elétrico no Brasil”, salientou Felipe. O aluno destacou que todo o trabalho é feito em equipe pelos estudantes e que a pretensão é criar uma solução de veículo movido a energia elétrica que seja adotada por todo o mundo.

A equipe tem uma série de patrocínios, mas também mantém a pesquisa e o desenvolvimento dos novos carros com recursos arrecadados por um fundo coletivo, projeto denominado Carregando o Futuro (acesse).

Assista aos filmes apresentados no Rollout:

Evolução da Mobilidade from Unicamp E-Racing on Vimeo.

RolloutE2018 from Unicamp E-Racing on Vimeo.

Destination: Lincoln 2018 from Unicamp E-Racing on Vimeo.

Imagem de capa
Carro elétrico apresentado pela equipe de alunos da Unicamp