Primeira fase destaca produção do conhecimento na valorização da cidadania

Autoria
Edição de imagem
Absteção diminuiu de 9,02% para 8,6%
Absteção diminuiu de 9,02% para 8,6%

Na disputa por uma das 2.589 vagas em 69 cursos de graduação da Unicamp, 69.761 candidatos fizeram neste domingo, 18 de novembro, a primeira fase do Vestibular Unicamp 2019. A abstenção geral foi menor que no ano passado, caindo de 9,02% para 8,6%. Dos 76.319 inscritos no Vestibular 2019, 6.558 candidatos não compareceram para fazer o exame. De acordo com a Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), apesar de a prova ter sido aplicada no meio de um feriado prolongado, a presença dos estudantes surpreendeu. “A Unicamp sente-se honrada com esse índice de presença de praticamente 70 mil candidatos comparecendo para realizar a prova da primeira fase”, afirmou José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest.

Para José Alves, a prova reforçou a característica interdisciplinar das questões do Vestibular da Unicamp, além de um conteúdo bastante contextualizado, o que de acordo com ele sinaliza algo importante aos estudantes e à sociedade. “Várias questões trouxeram temas importantes sobre a diversidade e o debate de ideias, a promoção do respeito e da convivência democrática. Desta maneira, a Unicamp está sinalizando a valorização da cidadania”, reforçou.

Um total de 69,7 mil candidatos disputaram as 2.589 vagas oferecidas pelo Vestibular da Unicamp.
Um total de 69,7 mil candidatos disputaram as 2.589 vagas oferecidas pelo Vestibular da Unicamp.

Como exemplo, o coordenador citou questões de língua portuguesa e de inglês que abordaram o racismo, os processos migratórios e o feminismo. “A prova evidencia que a Unicamp está comprometida com a produção do conhecimento e da ciência, mas também é um gesto de diálogo com a sociedade como um todo, ou seja, com os estudantes, as famílias, os professores, com a educação básica”, afirmou Freitas Neto.

A prova da primeira fase foi composta de 90 questões de múltipla escolha, distribuídas entre as disciplinas de Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Matemática, História, Geografia (incluindo Filosofia e Sociologia), Física, Química, Biologia, Inglês, além de 12 questões interdisciplinares.

José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares.
José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comissão Permanente para os Vestibulares.

A coordenadora acadêmica da Comvest, Márcia Mendonça, reforçou que as questões buscam selecionar os estudantes que consigam, a partir das ferramentas que o ensino médio oferece, mobilizar os conhecimento adquiridos, para fazer uma reflexão dos temas propostos. “Esperamos que os candidatos sejam capazes de chegar a determinadas conclusões, nas diferentes áreas do conhecimento, por meio da leitura e interpretação crítica dos textos”. Márcia ressaltou a importância de relacionar, na prova, a produção científica e literária, com a realidade dos jovens. “Isso significa propor não apenas o conhecimento escolar, mas temas de relevância social, para os estudantes que desejam se tornar alunos da Unicamp”, disse.

A Unicamp aplicou a prova da primeira fase em 30 municípios no Estado de São Paulo e nas capitais Belo Horizonte, Brasília, Curitiba, Fortaleza e Salvador. O gabarito das questões será divulgado na próxima quinta-feira (22/11), na página eletrônica da Comvest. A lista de aprovados na primeira fase será divulgada no dia 10 de dezembro. A segunda fase será realizada nos dias 13, 14 e 15 de janeiro de 2019. As Provas de Habilidades Específicas para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança, serão feitas entre 21 e 25 de janeiro de 2018, em Campinas.

Imagem de capa
Audiodescrição: Em área interna, imagem de busto e de costas, três jovens em pé, uma ao lado da outra, sendo que elas observam listas de nomes impressos em várias folhas de papel sulfite que encontram-se afixadas em uma parede à frente delas. A jovem à direita aponta com o dedo indicador da mão direita para um ponto da lista, chegando a encostar no papel. À esquerda, há um cartaz afixado na parede onde se lê primeiro andar, salas 11 e 17. A jovem à esquerda usa óculos e uma mochila nas costas. Imagem 1 de 1

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”