Pesquisadores desenvolvem estratégias para solubilização da celulose

Estudos das interações intermoleculares e dos mecanismos de dissolução do polímero por cientistas da Universidade de Lund podem contribuir para a expansão de aplicações químicas do material (Björn Lindman, professor do Departamento de Físico-Química da Lund University / foto: divulgação)
Björn Lindman, da Lund University. Foto: divulgação

Agência Fapesp - Material natural mais abundante na Terra e usado como matéria-prima para fabricação de papel, a celulose tem sido subutilizada como insumo em processos químicos. Uma das razões para isso é que muitas das aplicações químicas da celulose envolvem sua dissolução, e o polímero é insolúvel em água e em muitos solventes orgânicos (substâncias solubilizantes).

A fim de tentar romper essa barreira, Björn Lindman, professor do Departamento de Físico-Química da Lund University, na Suécia, tem se dedicado nos últimos anos a avançar no conhecimento e desenvolver estratégias que possibilitem a solubilização da celulose.

Alguns dos resultados mais recentes de suas pesquisas foram apresentados no dia 31 de outubro, durante palestra na Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Coloides.

Apoiado pela FAPESP, na modalidade Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), o evento terminou na quarta-feira (7), na Unicamp e no Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais (CNPEM), com atividades no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (USP). O encontro teve a participação de 94 estudantes de pós-graduação e jovens pesquisadores, sendo 52 deles brasileiros e 42 estrangeiros.

Leia notícia completa na página da Fapesp

Escola São Paulo de Ciência Avançada sobre Coloides

Watson Loh, professor do Instituto de Química da Unicamp e coordenador da ESPCA sobre Coloides
Carlos Henrique de Brito Cruz