Cecom amplia atividades oferecidas

Autoria
Edição de imagem
pessoas e bexigas coloridas

Dança circular, auto massagem e fitoterapia são algumas das novas atividades que serão oferecidas pelo Centro de Saúde da Comunidade (Cecom) da Unicamp, a partir de novembro. Elas fazem parte do programa Práticas Integrativas Complementares (PIC), que visa estimular mecanismos naturais de prevenção de doenças e recuperação da saúde. O programa foi apresentado na última quinta-feira (19), na tenda do Mexa-se, com uma série de oficinas, onde os participantes tiveram oportunidade de experimentar versões curtas de todas as práticas que estarão disponíveis a partir do dia 1.

“As práticas integrativas permitem uma visão integral do usuário, cuidando não apenas do bem-estar físico, mas também do bem estar emocional. Elas são baseadas na medicina antroposófica, que propõe um olhar o ser humano como um todo”, explicou Patrícia Asfora Falabella Leme, coordenadora do Cecom. Segundo ela, as práticas integrativas contribuem ainda para estimular o autocuidado, através do conhecimento do próprio corpo e da atenção às suas necessidades.

mulher sentada dá entrevista
Patrícia Asafora Fabella Leme, coordenadora do Cecom.

Para o educador físico, Ricardo Baldan Sanches, responsável pelo Mexa-se, programa de atividades físicas oferecido pelo Cecom, as práticas integrativas promovem a socialização e uma melhora geral da saúde de uma maneira natural. No âmbito do novo programa, Sanches oferecerá a Terapia Comunitária Integrativa, que já na oficina de apresentação rendeu boas risadas dos participantes. “Essa prática visa movimentar o corpo de uma maneira mais lúdica. Por meio de jogos recreativos e cooperativos, a terapia desenvolve capacidades físicas como coordenação motora, equilíbrio, agilidade e resistência muscular; além de estimular capacidades cognitivas como memória, atenção e raciocínio lógico. As atividades irão incluir também alongamento e consciência corporal, com o objetivo de uma melhora global da saúde física e mental”, relatou Sanches.

homem com bexiga vermelha na mão
Ricardo Baldan Sanches, responsável pelo Mexa-se, propões Terapia Comunitária Integrativa.

A enfermeira Sônia Maria Ferreira, por sua vez, que oferecerá a Dança Circular, destacou os benefícios das práticas integrativas também para os profissionais do Cecom que as oferecem. “Enquanto profissional da saúde é muito importante, não apenas realizar procedimentos, mas também trazer alegria. Através da dança, da automassagem, esse profissional também se distrai e melhora sua qualidade de vida”, explicou. Há cinco anos trabalhando com dança circular, Sonia conta que a prática agrega a sua vida pessoal e profissional. “Eu gosto de trabalhar com idosos. Na dança circular, você pode dançar sentado ou em pé. É própria para pessoa idosa, mas também pode ser feitas por pessoas mais jovens e, principalmente, pessoas com limitações”, explicou.

mulher sorri
Sônia Maria Ferreira é enfermeira do Cecom e oferecerá Dança Circular

Atendimento transdisciplinar
As Práticas Integrativas Complementares somam-se aos programas já desenvolvidos pelo Cecom, que buscam oferecer aos usuários atenção humanizada e integral. De acordo com sua coordenadora, o diferencial do Cecom hoje é a multidiciplinaridade e a transdisciplinaridade. Além de contar com profissionais de diversas áreas, o Cecom oferece programas articulados que congregam dentistas, psicólogos, fisioterapeutas e educadores físicos, além de médicos e enfermeiros. “Juntos, eles conseguem oferecer o cuidado de uma forma mais avançada e abrangente”, afirmou Patrícia.

Mais do que tratar de doenças, o Cecom busca preveni-las e promover a saúde da comunidade. “Não queremos conhecer só a doença da pessoa, queremos conhecer a vida dela, suas necessidades e como podemos ajudar a melhorar sua qualidade”, destacou Patrícia.

dentista examina boca de paciente
Atendimento odontológico pode ser agendado ou de urgência.

Com esse objetivo, o Cecom atua em duas frentes: assistência individual e grupos e programas. A assistência individual é prestada por meio de consultas com profissionais de nutrição, psicologia, enfermagem, dentistas e médicos. De acordo com Patrícia, o Cecom pode ser considerado hoje uma unidade mista, pois além do clínico geral, conta com especialistas nas áreas de cardiologia, psiquiatria, ginecologia e dermatologia. Contudo, o foco é na atenção primária. “Sabemos que 80% das necessidades de saúde podem ser resolvidas pelo clínico geral”, ressaltou ela.

médica e paciente em consultório
O foco do Cecom é a atenção primaria.

Os grupos e programas, por sua vez, têm um enfoque educativo e preventivo, articulando profissionais das diferentes áreas em torno de problemas específicos. Atualmente, o Cecom conta com 32 grupos que incluem hipertensão arterial, reeducação alimentar, diabetes, gestação, climatério, dor crônica, entre outros. “Além da experiência e do conhecimento dos múltiplos profissionais envolvidos, a troca de experiências entre os próprios usuários é muito rica”, apontou Patrícia.

Dentre as atividades oferecidas, a coordenadora destacou o Programa dos Viajantes. Nele, funcionários técnico-administrativos, docentes e alunos podem passar numa consulta antes de viajar a trabalho ou estudo. O grupo multidisciplinar orienta o viajante sobre cuidados antes e durante a estadia e aplica vacinas, quando necessário.

enfermeira aplica vacina e jovem
Vacinas são disponibilizadas aos viajantes.

O Cecom atende todos os funcionários, docentes e estudantes da Unicamp gratuitamente. Para mais informações acesse o portal do Cecom ou entre em contato com o Serviço de Apoio ao Usuário (SAU) 3521-9020, 9021, 9029 ou sau@cecom.unicamp.br.

homem de costas fotografa cartaz
grupo de pessoas em praça
Pessoas jogam com bexigas coloridas
Mulher com mãos unidas saorri
Recepção da clinica médica do Cecom
Enfermeira prepara exame de sangue
recepção Cecom
entrada Cecom
Imagem de capa
menina com bexiga

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”