Reitoria homenageia professores

A Unicamp cumprimenta os PROFESSORES e as PROFESSORAS de todos os níveis de todo o Brasil. Hoje é o dia em que são mais lembrados, mas a educação e seus promotores precisam e merecem atenção contínua. No que tange a universidade pública, lembremos as palavras de Wilhelm von Humboldt, um dos criadores da universidade moderna: “O professor já não está mais ali para os alunos, um e outros ali se encontram para o conhecimento”. E o conhecimento é absolutamente necessário ao desenvolvimento de qualquer país e exige liberdade e autonomia, para ser gerado e compartilhado.

Sistematicamente sob crítica, quando não ataque, lembramos que as universidades públicas formam os estudantes que acolhem em um ambiente que gera conhecimento, assiste a comunidade, forma pessoas, produz riqueza e alimenta o desenvolvimento. Os números da Unicamp, em seu conjunto, são prova disso.

Nenhuma sociedade pode prescindir de seus professores e de suas escolas.

Reitoria da Unicamp
Campinas, 15 de outubro de 2018