Empresas-filhas: aberta chamada de cases que premiará empreendedor do ano

Edição de imagem

Empreendedores ligados às empresas-filhas da Unicamp podem inscrever seus cases para o Prêmio Empreendedor do Ano a partir da próxima quarta-feira, dia 5 de setembro.  A iniciativa, que é uma oportunidade de mostrar as experiências em empreendedorismo bem-sucedidas, recebe inscrições de propostas até 29 de setembro, pelo site. Os pitches dos cases finalistas serão apresentados no Encontro Unicamp Ventures 2018, realizado durante o InovaCampinas, no dia 24 de outubro.

O Prêmio é dividido pelas categorias: Inovação, Impacto Social e Maior Crescimento (Scale-up). Todos os detalhes de cada categoria estão disponíveis no regulamento da iniciativa, aqui. Os vencedores das três categorias concorrerão para Empreendedor do Ano, que será escolhido por seu papel de liderança, criatividade e capacidade de resolução de problemas. Os cases serão avaliados pelo Comitê de Organização do Encontro Unicamp Ventures, que é formado por conselheiros do Unicamp Ventures e membros da Agência de Inovação Inova Unicamp.

Está é a segunda edição do prêmio. No ano passado, a MoveEdu foi eleita na categoria “Empresa de maior crescimento” e a Veduca conquistou o prêmio na categoria “Impacto Social”. Já Eduardo Neger, da Neger Telecom, empresa vencedora na categoria Inovação, foi escolhido como o Empreendedor do Ano. Neger apresentou o case do METROSAT, sistema que monitora todo o território nacional, surgindo como uma solução para reverter um problema enfrentado por agricultoras: o roubo e furto de máquinas e implementos agrícolas. “Esse prêmio nos estimula a continuar empreendendo, pesquisando e evoluindo a cada dia”, afirmou o empreendedor.

Visão esta que é compartilhada com o professor Newton Frateschi, diretor-executivo da Inova Unicamp. “É uma forma de fomentar o ecossistema empreendedor, já que a iniciativa é um incentivo para a criação de novos empreendimentos de base tecnológica. São estes novos negócios que trarão benefícios tecnológicos e econômicos para a sociedade. Ou seja, é o investimento no ensino público retornando em forma de novos produtos e serviços”, defende.

Novo balanço das empresas-filhas da Unicamp

Um momento muito aguardado do Encontro Unicamp Ventures é a divulgação do balanço atualizado das empresas-filhas na Unicamp. O trabalho de levantamento é realizado pela Agência de Inovação Inova Unicamp, que localiza novas empresas e realiza a evolução dos indicadores destas empresas. São consideradas empresas-filhas da Unicamp aquelas que tenham sido criadas por alunos, ex-alunos, ex-professores e pesquisadores, além daquelas criadas na Incubadora de Empresas de Base Tecnológica da Unicamp (Incamp) ou que tenham alguma tecnologia da Unicamp em sua atividade principal.

De acordo com o levantamento divulgado no Encontro Unicamp 2017, as empresas-filhas da Unicamp ultrapassaram a marca de 28 mil empregos gerados, número este que representou aumento em 31% em relação ao ano anterior. Além disso, 584 empresas-filhas já estavam cadastradas no sistema e 485 estavam ativas no mercado. Juntas, elas registraram mais de R$3 bilhões de faturamento anual. Dentre as empresas-filhas da Unicamp estão nomes de peso como a Movile e a CI&T. Veja a reportagem completa aqui.

Patrocinam esta edição do Unicamp Ventures a CI&T, a Movile, a Matera, a FM2S, a Sabiá, a Web Training e a Baita Aceleradora. Como premiação, vencedor na categoria Empreendedor do Ano vai receber R$50 mil em serviços de marketing (valor de tabela Sinapro), oferecidos pela patrocinadora Sabiá.

Para inscrever sua empresa-filha no Prêmio Empreendedor do Ano, clique aqui.

Imagem de capa
Empreendedor do Ano será conhecido durante o Encontro Unicamp Ventures, no InovaCampinas

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa