Exposição Exceção será aberta no dia 10

Se a democracia se tornou o regime político predominante no planeta, a partir dos anos 1990, as formas de repressão se diversificaram, com um número cada vez maior de dispositivos de exceção normativa – da ocupação militar em favelas à censura indireta no campo da arte. A exposição Exceção será aberta no dia 10, às 12 horas, no Espaço Cultural Casa do Lago (fica até dia 21). Mesmo antes da abertura oficial já recebe visitantes a partir desta quinta (6). 'Exceção' aborda os mecanismos dos quais o Estado se serve frequentemente para suspender direitos básicos e subjugar indivíduos. A mostra, com curadoria de Gabriel Zacarias, professor de história da arte do IFCH (Unicamp), conta com obras de artistas consagrados de diferentes gerações.

Os trabalhos estão divididos em três núcleos. O primeiro, Exceção militar, remete diretamente à ditadura e exibe obras históricas da resistência política, como o Barril (1968) de Carmela Gross e a serigrafia Guevara vivo ou morto, realizada por Claudio Tozzi em 1967.

O segundo núcleo, Exceção renovada, evoca a escalada repressiva desencadeada pelos protestos de junho de 2013 e põe em cena obras que ironizam a ameaça “black bloc”, como os coquetéis molotov de Dora Longo Bahia (Lúcifer e Satã, de 2013). A artista também assina Arte a serviço do povo, obra que coloca em perspectiva cartazes da Revolução Cultural chinesa e do movimento de Maio de 68 na França com dizeres da Primavera Árabe e dos protestos brasileiros de 2013.

O terceiro núcleo, Exceção estrutural, aborda o estado de exceção cotidiano em que vivem as populações periféricas do Brasil, acuadas entre o crime organizado e o aparato repressor do Estado. Entre outros trabalhos presentes, Por que o senhor atirou em mim?, de Fábio Morais, ecoa a pergunta do jovem Douglas Rodrigues, 17 anos, morto sem razão por um policial militar em São Paulo em 2013.

Imagem de capa
Cartaz da exposição Exceção

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola