Oficinas esclarecem dúvidas sobre ingresso e provas do vestibular

Edição de imagem

Existente na agenda anual da Unicamp há 15 anos, o Encontro com Professores do Ensino Médio, realizado pela Comissão Permanente para os Vestibulares (Comvest), reuniu participantes das redes pública e privada do estado de São Paulo, no sábado, dia 4 de agosto, no Ciclo Básico. Durante todo o dia, eles se dividiram em turmas e participaram de oficinas específicas sobre as provas de Matemática, Língua Portuguesa e Literaturas de Língua Portuguesa, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Inglês.

Conduzidas por docentes especialistas da Unicamp, as aulas foram momento de “tira-dúvidas” sobre critérios de avaliação, processos de correção, conteúdos abordados e o que esperar dos candidatos. De acordo com Márcia Mendonça, coordenadora acadêmica da Comvest, o evento é uma oportunidade para o professor preparar melhor seus alunos para o vestibular. “O material básico reúne provas comentadas, resolução das questões e reflexão sobre índice de erros e acertos, a partir de troca de experiências”. Em comum, as oficinas reforçaram a importância do domínio de leitura e interpretação de texto articulados com conhecimentos específicos.  

Por conta das novidades no ingresso à Unicamp a partir de 2019, o encontro também incluiu apresentação geral sobre temas como Vestibular Indígena, Programa de Ação Afirmativa e Inclusão Social (PAAIS), Edital Enem, desempenho nas olimpíadas científicas, Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis) e adoção de cotas étnico-raciais, feita pelo professor José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest, a todos os participantes. “Queremos elucidar com quem está cotidianamente com esses candidatos de que forma as mudanças podem impactar nas provas no sentido pedagógico”, explica. De acordo com Alves, a preocupação central é “atrair os melhores estudantes, a partir da real representatividade da sociedade”.

Milena Baldo, Élcio Silva e Francisco Amaro são, respectivamente, professores de Língua Portuguesa, História e Geografia da Escola Salesiana São José, em Campinas. Amaro também leciona no cursinho popular TRIU, no distrito de Barão Geraldo. “Voltamos para a escola com a proposta de trabalhar melhor a leitura de enunciados das questões, além de interpretar e relacionar fatos históricos diversos”, comentam os educadores.  

Vindas de São Roque, a cerca de cem quilômetros de Campinas, as professoras da rede pública Roseli Ota e Edna França se inscreveram, pela segunda vez, na oficina de Língua Portuguesa e focam na segunda fase do processo seletivo, em que há questões dissertativas. “Queremos ir além da etapa de Redação e prepará-los para elaborar respostas mais claras em todas as disciplinas”, explicam. 

Matemática é a área de licenciatura de Aparecido Dias, de Santa Bárbara D’Oeste, e de Claudia M. Oliveira, do município de Americana, ambos da rede pública. Claudia destaca que apenas 10% de seus alunos têm interesse em prestar vestibular, mas faz questão de comparecer aos encontros anuais. “Volto com dicas sobre controle de tempo durante a prova e informações mais gerais, como isenção nas taxas de inscrição e possibilidades de bolsas-auxílio durante a graduação”. Para Aparecido, o estímulo existe também ao professor. “Esse contato com a universidade rende sugestões de inovação dentro da sala de aula em termos de conteúdo e linguagem”, conclui. 
O Vestibular Unicamp segue com inscrições abertas até dia 31 de agosto. A Unicamp oferece 3.340 vagas distribuídas em 69 cursos para ingresso em 2019, sendo 2.589 vagas no Vestibular. Saiba mais na página da Comvest.

Aparecido
Claudia
Edna
Elcrio
Francisco
José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest
Marcia
Milena
Oficina de Física
Oficina de História
Oficina de Inglês
Entrega de material
Entrega de material
Participantes do  Encontro com Professores do Ensino Médio
Roseli
Imagem de capa
Encontro com Professores do Ensino Médio reuniu 400 pessoas

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa