Consu aprova reajuste do auxílio alimentação

Foto Perri
Imagem de reunião anterior do Consu: nesta terça-feira (7), órgão aprovou reajuste no valor do auxílio alimentação

O Conselho Universitário (Consu) da Unicamp aprovou sem destaques na manhã desta terça-feira (7), durante a primeira sessão extraordinária do segundo semestre, o aumento no valor do auxílio alimentação para servidores técnico-administrativos, pesquisadores e docentes. Com a decisão, o benefício sobre para R$ 950, o que representa um reajuste de 11,7% sobre o montante anterior, de R$ 850. Por deliberação do próprio Consu, todas as medidas que acarretem ampliação de gastos devem ser apreciadas pelo órgão máximo deliberativo da Universidade.

Na mesma reunião, o Consu também aprovou por unanimidade uma moção relacionada à proposta orçamentária para as agências federais de fomento à pesquisa. No texto, que será encaminhado ao Ministério da Educação, o Conselho manifesta preocupação com eventuais cortes orçamentários, em 2019, nas áreas de Educação, Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI). “A proposta de redução em 12% do orçamento discricionário dos ministérios causa enorme apreensão em toda a sociedade, uma vez que coloca em risco todo o investimento feito ao longo de décadas para a construção de um sistema de CTI moderno”, afirma o texto.

O próprio Conselho Superior da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), órgão vinculado ao MEC, divulgou nota em 1° de agosto alertando para a possibilidade da suspensão de vários dos seus programas por causa dos cortes pretendidos pelo governo federal. Segundo a Capes, caso seu orçamento sofra redução, o pagamento das cerca de 105 mil bolsas de pós-graduação ficará ameaçado.

A agência de fomento responde por 60% das bolsas da Unicamp, segundo dados da Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG). No último dia 3 de agosto, o reitor Marcelo Knobel encaminhou carta ao MEC também expressando a preocupação da Universidade com o possível corte de recursos da Capes. No documento, o dirigente registrou que “se tal decisão for mantida, é provável que a parcela mais produtiva dos alunos e pesquisadores da Unicamp tenha que interromper ou revisar de forma profunda as atividades de pesquisa e formação que desempenham nos laboratórios e grupos de estudos da Universidade”.

LEIA A ÍNTEGRA DA MOÇÃO APROVADA PELO CONSU

Foto Perri

Consu aprovou aumento no valor do auxílio alimentação