Sinfônica da Unicamp se apresentará em Campos do Jordão

Edição de imagem
Perri
Músicos da OSU durante ensaio na tarde desta segunda-feira: preparativos para apresentação em Campos do Jordão 

Pela primeira vez, a Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU) fará uma apresentação no Festival de Inverno de Campos do Jordão, o maior evento de música clássica do Brasil. O concerto será ao ar livre, no próximo sábado (28), a partir das 16h30, na Praça São Benedito, no bairro Capivari. “Estamos muito felizes e entusiasmados com esta oportunidade. Penso que a nossa participação no festival é um reconhecimento à qualidade do trabalho que temos desenvolvido”, afirma a regente titular e codiretora artística da OSU, Cinthia Alireti.

De acordo com a maestrina, a Sinfônica levará ao público do festival um pouco da sua identidade, que é própria de uma orquestra experimental. Ela assinala que a apresentação não será propriamente popular, mas terá um repertório que pode ser considerado “mais leve”. As peças relacionadas são: “Ouro Preto-Mariana”, de Denise Garcia; “Sinfonia nº 40”, de W. A. Mozart; e “Suíte Momentos em Bossa Nova”, de Rafael dos Santos.

Foto: Perri
A maestrina Cinthia Alireti: uma das missões da Sinfônica é a formação de público​​​​​​

Cinthia observou que uma das missões da OSU é a formação de público. “Um aspecto muito legal do nosso trabalho é justamente levar a música clássica para diferentes públicos e lugares. A cada apresentação podemos notar o quanto as pessoas, das mais variadas idades e origens, apreciam esse contato”, relata. Nesta tarde de segunda-feira, o Portal da Unicamp fez uma espécie de imersão no ensaio da OSU.

Os tons de Tom

No vídeo disponível abaixo, os músicos tocam “Dindi”, que tem canção de Tom Jobim e letra de Aloysio de Oliveira. Ao contrário do que muitos pensam, Tom não a compôs inspirado em uma mulher, mas sim em homenagem a um lugar próximo à cidade fluminense de Petrópolis. “Ele via o rio passar, roncando nas pedras, as águas espumaradas. Aquele ruído o apaziguava. Na outra margem, começava o pasto que ia dar no morro do Dirindi. ‘Dindi’ não era, como muitos pensavam, um nome de mulher. Mas sim toda aquela vasta natureza e seus segredos”, narra Helena Jobim, irmã do maestro, no livro “Antônio Carlos Jobim, Um Homem Iluminado”.

LP
Uma das peças ensaiadas nesta segunda-feira foi a canção Dindi, de autoria de Tom Jobim e Aloysio de Oliveira

Ainda segundo a maestrina Cinthia, a programação da OSU para o segundo semestre está bastante intensa. Além das apresentações pelos campi da Unicamp, também haverá concertos nas cidades da Região Metropolitana de Campinas (RMC), resultado de uma parceria com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp). Além disso, nos dias 6, 7, 8 e 9 de setembro executará a La Traviata, de Giuseppe Verdi, no Teatro Municipal de Paulínia. A entrada será franca. “Em outubro estaremos nos apresentando no Sesc de Santos e, em dezembro, fecharemos as atividades com a 9ª Sintonia de Beethoven”, adianta.

 

Imagem de capa
Sinfônica da Unicamp se apresentará em Campos do Jordão

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa