GT Inclusão Indígena na Unicamp discute ações de recepção e permanência na Universidade para novos ingressantes

Autoria

Grupo de Trabalho - Inclusão Indígena na Unicamp

Seguem as discussões e as atividades do Grupo de Trabalho - Inclusão Indígena na Unicamp, que iniciou seus encontros no último mês de maio e deve apresentar seu relatório até o final de agosto. Presidido pela professora Eliana Amaral, também Pró-Reitora de Graduação da Universidade, o GT é composto por outros 14 membros, entre docentes, pesquisadores estudantes de Graduação e Pós-Graduação. Nas duas primeiras reuniões do GT, foram discutidas questões sobre a recepção aos 72 ingressantes aguardados para o preenchimento das vagas oferecidas no primeiro Vestibular Indígena da Unicamp, bem como propostas para a permanência e inclusão desse novo grupo na Universidade.

Para Eliana Amaral, uma das principais preocupações, também refletidas no contexto geral da Pró-Reitoria de Graduação da Unicamp, é apoiar os estudantes na fase de adaptação, ajudando-os a conhecer os recursos e procedimentos da Universidade, evitando dificuldades que podem lhes parecer intransponíveis. Essas dificuldades incluem sua compreensão das diferenças culturais, preconceito, dificuldades acadêmicas e financeiras. “Devemos, nesse momento, trabalhar com propostas viáveis para o momento que a Unicamp vive, as quais, futuramente, poderão ser aprimoradas revendo criticamente as primeiras experiências de receber esse grupo numeroso advindo do vestibular específico”, destaca a presidente do GT. A preparação da comunidade universitária para receber esses alunos é uma prioridade, com atividades que serão desenvolvidas com docentes, pesquisadores e estudantes que formam o GT e outros interessados em colaborar. Haverá ciclos de debates nas unidades de ensino e outros espaços da Unicamp. O Fórum do próximo dia 21 (abaixo) é um exemplo dessas oportunidades de trocas.

GR39_2018

No aspecto das possíveis dificuldades de aprendizagem, a Pró-reitora de Graduação ressalta que mudanças da práticas educacionais e curriculares, voltadas à aprendizagem colaborativa, já estão em discussão, o que também irá contribuir para melhor resultado de qualquer estudante com problemas durante o processo de formação, por exemplo, nas áreas onde estão sendo identificadas as maiores índices de insucesso no desenvolvimento acadêmico.
Para finalizar, a presidente do GT destaca que “a construção de propostas acerca do apoio a ser oferecido para essa população serão prioridade nas próximas reuniões, assim como a criação de um espaço de encontro onde as trocas culturais entre esses estudantes e a comunidade universitária possa acontecer de maneira a facilitar sua inclusão na Universidade”. Considerando esses aspectos, o “Projeto Oca” tem sido um dos destaques desses encontros.
Projeto Oca

Discutido pela Diretoria de Cultura (DCult), desde agosto de 2017, o Projeto Oca idealiza a construção de um espaço tradicional indígena multiétnico no campus da Unicamp, em Barão Geraldo, e ganha força com a adoção do Vestibular Indígena pela Universidade. Para a ocupação desse espaço estão previstos encontros, ciclos de palestras, debates e oficinas de formação, ministradas por diferentes povos indígenas em diálogo direto com os cursos de graduação, pós-graduação e projetos de pesquisa e extensão de diferentes institutos, faculdades, centros e núcleos da Unicamp.
Para estruturar a proposta, a DCult, com a participação de professores e alunos da Universidade, tem realizado também encontros de trocas e debates como, por exemplo, com o Grupo Sabuká Kariri-Xocó (Porto Real do Colégio – Alagoas), além de considerar pesquisas e vivências relacionadas à temática.

Fórum
O Centro de Convenções (CDC) da Unicamp recebe, no próximo dia 21 (qui8nta-feira), o fórum ‘30 anos da Constituição e o capítulo “Dos Índios” na atual conjuntura’. Com a proposta de reunir pessoas que desempenharam papéis importantes na elaboração do capítulo “Dos Índios”, além de protagonistas da atual luta pela manutenção desses direitos face às diversas ações contemporâneas que visam a reduzi-los. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas, exclusivamente, pela internet. Mais informações e o formulário de inscrição podem ser acessados neste link.

Mais sobre o GT
A próxima reunião do Grupo de Trabalho – Inclusão Indígena na Unicamp deve acontecer no dia 29 de junho. Abaixo é possível conferir a Portaria GR nº 39/2018, designada pelo Reitor Marcelo Knobel para a criação do GT, suas atividades e os membros que a constituem:

Imagem de capa
Grupo de Trabalho - Inclusão Indígena na Unicamp

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”