Eficiência energética é discutida por especialista da FCA

Autoria
Edição de imagem
Evento sobre eficiência energética no auditório da Educorp
Evento sobre eficiência energética no auditório da Educorp

Ações de eficiência energética, geração renovável de energia, monitoramento e gestão de consumo de energia foram temas da palestra do professor da Faculdade de Ciências Aplicadas (FCA) José Luiz Pereira Brittes, convidado para apresentar o estado da arte do projeto Campus Sustentável, do qual é vice-coordenador. O evento foi realizado no auditório da Escola de Educação Corporativa da Unicamp (Educorp) na tarde desta última quinta-feira (7) e integrou a Semana do Meio Ambiente 2018 (Semeia), promovida pelo Grupo Gestor Universidade Sustentável (GGUS) e pelo projeto Campus Sustentável. 

Segundo Brittes, o projeto Campus Sustentável da Unicamp iniciou formalmente em janeiro deste ano. Nesta etapa, estão sendo efetuadas as especificações de equipamentos e dispositivos, e definição de requisitos das inovações que serão implementadas na Universidade a partir do final deste ano. "Estimamos que, mais perto de encerrar o projeto [que tem duração de três anos], a equipe que trabalha diretamente na iniciativa se dedicará mais intensamente à análise dos dados, visto que esse é um projeto de pesquisa e de implantação de infraestrutura."

A ideia, comentou ele, é implantar na infraestrutura do campus, de forma interligada, o fornecimento de energia através de fontes alternativas de mobilidade elétrica, uso racional de energia através de Internet das Coisas (IoT), conscientização sobre a conservação da energia e desenvolvimento do projeto de certificação de etiquetagem dos edifícios nas unidades da Unicamp, entre outras ações.

Está ainda prevista a criação de um minicentro de operações para o sistema elétrico da Unicamp, assim como já existe um minicentro de gestão para vigilância com câmeras de monitoramento. "A Unicamp, afinal, é uma cidade de porte considerável, maior do que milhares de municípios brasileiros", dimensionou.

Esse minicentro provavelmente estará operando no Núcleo Interdisciplinar de Planejamento Energético (Nipe), onde está sendo estudada a instalação de monitores que darão, em tempo real, o status da rede elétrica da Unicamp, além de um painel que mostrará como a energia elétrica poderá ter seu uso racionalizado. “O projeto tem em vista a eficiência energética como um item que subsidia a sustentabilidade no seu conceito mais amplo e é coordenado pelo professor Luiz Carlos da Silva, da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC)”, informou o docente.
 

Professor José Luiz Pereira Brittes, vice-coordenador do projeto
Professor José Luiz Pereira Brittes, vice-coordenador do projeto

De acordo com ele, o trabalho está sendo desenvolvido a várias mãos, contando com a participação do Nipe, que é o executor do projeto, e de unidades como a FEEC, a FCA, a Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM), a Faculdade de Engenharia Civil, Arquitetura e Urbanismo (FEC) e a Prefeitura do Campus. É destinado especificamente à racionalização da oferta e do consumo de energia elétrica e incrementos como os painéis fotovoltaicos que serão instalados inicialmente no Instituto de Geociências (IG), na FEEC, no Ginásio Multidisciplinar da Unicamp (GMU) e no Museu Exploratório de Ciências (MC). Trata-se de plantas fotovoltaicas que perfazem quase meio megawatt-pico.

“Esse é um esforço que vem sendo feito com foco na racionalização da produção e uso da energia elétrica, congregando as várias unidades da Unicamp para implantar um laboratório vivo no campus e fazer a sua conexão com o entorno. Há outros projetos de inovação que a CPFL Energia está bancando no Distrito de Barão Geraldo e na Subestação Tanquinho. Com isso, a comunidade poderá ter uma percepção maior dessa integração eletro-energética”, revelou ele.

Como usuária da energia, de modo específico, a comunidade verá as novas formas alternativas de energia no seu dia a dia, como a mobilidade através de ônibus elétricos circulando no campus e o programa de certificação de etiquetagem dos prédios. Verá ainda a câmara técnica de gestão de energia aos poucos implementando um sistema de conservação de energia e experimentará a interatividade através de Internet das Coisas (IoT). 

"Tenho a impressão de que a
Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), que regula esse processo, irá perceber o grande impacto que isso terá sobre as comunidades e poderá ampliar esse tipo de iniciativa para que outras universidades e outros tipos de instituição se engajem; além disso, poderá permitir que essa parceria específica entre CPFL, Unicamp e Barão Geraldo prossiga”, salientou Brittes. "O mais desafiador será implantar o sistema de governança energética na Unicamp, entretanto a instituição tem se mostrado empenhada e com olhos para essas questões, uma vez que as mudanças são irreversíveis."

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa