Programa UniversIDADE terá oficinas em Paulínia

mesa de abertura

Os moradores de Paulínia acima de 50 anos poderão, a partir do próximo semestre, participar das oficinas e palestras do Programa UniversIDADE sem sair da sua cidade. O projeto é uma parceria da Unicamp com a prefeitura local. “Serão oferecidas oito atividades do Programa UniversIDADE, sendo duas de cada uma das quatro áreas temáticas: arte e cultura, esporte e lazer, saúde física e mental e sociocultural e geração de renda”, explicou a coordenadora associada do programa, Isabel Cristina Araújo Floriano. O lançamento do projeto foi realizado na segunda-feira (14), no Theatro Municipal da cidade, e contou com a presença do reitor Marcelo Knobel e do prefeito, Dixon Carvalho, entre outras autoridades.

“Com essa parceria estamos ampliando um programa tão bonito e tão interessante que é o UniversIDADE. Nossa intenção é realmente fazer com que a Unicamp chegue mais às pessoas e mostre os benefícios e a importância do seu trabalho para a sociedade em geral”, afirmou o reitor.

prefeito e reitor assinam acordo
Prefeito da cidade de Paulínia, Dixon Carvalho, e reitor Marcelo Knobel assinam parceria

Para o secretário municipal da saúde de Paulínia, Yanko Gonçalves Mello, a parceria significa uma enorme chance de reestabelecer um relacionamento mais próximo com a Unicamp. “É momento mágico de reaproximação entre uma instituição consagradíssima e a nossa prefeitura. A gente tem muita confiança nesse projeto. A gente sabe que os nossos idosos irão gostar e aproveitar muito as oficinas que serão oferecidas”, disse Mello.

Depoimentos de alunos do Programa UniversIDADE

Criado em 2015, no âmbito da então Pró-reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários, hoje Pró-reitoria de Extensão e Cultura (ProEC), o Programa UniversIDADE desenvolve atividades interdisciplinares com a comunidade, que buscam longevidade e qualidade de vida. Conforme contou Isabel Floriano, o programa trouxe para dentro da Universidade o debate sobre respeito ao idoso. “Perceber que a pessoa que está chegando aos seus 60, 80, 90 anos é capaz de interagir tanto com os alunos de graduação, quanto com os docentes, funcionários e toda a comunidade. Estamos nos abrindo para isso e acho que é o maior ganho da própria Universidade”, ressaltou.

Propostas de oficinas
Estão abertas, até dia 30 de maio, as inscrições para proposição de oficinas para o próximo semestre, no Programa UniversIDADE, em Campinas e Paulínia. Qualquer pessoa pode ser instrutora do Programa. Basta preencher uma proposta no site. O trabalho é voluntário. “Estamos realizando ampla divulgação em Paulínia, para recrutar também instrutores da cidade”, contou Isabel.

Público acompanha abertura das  atividades do Programa UniversIDADE em Paulínia
Público acompanha abertura das atividades do Programa UniversIDADE em Paulínia