Ações em conjunto reduzem copos descartáveis no Bandejão

Vídeo

O uso de copos plásticos nos bandejões da Unicamp está em redução e, gradativamente, deve ser abolido. No lugar, entram as canecas distribuídas a todos os ingressantes da Unicamp anualmente, cujo uso vem sendo incentivado a partir de ações multidisciplinares da instituição. Diversos órgãos, como a Prefeitura do Campus (Divisão de Alimentação), GGUS (Grupo Gestor Universidade Sustentável), SVC (Secretaria de Vivência dos Campi) e Trote da Cidadania, estão trabalhando juntos em uma comissão para planejar e executar ações de sensibilização, educação ambiental e análise de impactos. O diálogo também é crescente com os alunos. Nos últimos dois meses, uma mobilização de estudantes da Unicamp criou força na internet e com um abaixo-assinado para que a universidade pare de usar copos descartáveis plásticos nos restaurantes. As ações também incluem Limeira e Piracicaba. De acordo com dados do GGUS (Grupo Gestor Universidade Sustentável), de 2016 para 2017 a redução no uso de copos foi de 10%. No ano passado, na ocasião do “Dia sem Copo”, 2000 usuários do bandejão participaram de uma enquete sobre a retirada definitiva dos copos nas refeições: 87% responderam positivamente. No entanto, ainda há desafios culturais e de processos de trabalho para que a meta seja alcançada.

A equipe de reportagem da TV Unicamp produziu uma matéria mais detalhada sobre o tema:

Semana do Meio Ambiente terá palestra sobre plásticos
A Semana do Meio Ambiente, promovida pelo GGUS, já tem data e programação definidas. Será de 4 a 8 de junho, em diversos locais do campus. Palestras, sessões de fotografia e caminhada compõem a programação. No dia 6, às 12 horas, a aluna de Biologia, Thaís Amaral, fala sobre “Oceanos de Plásticos: o que eu tenho a ver com isso?”, na sala IB-02. Veja programação completa: O “Fala Campus”, interprograma da TV Unicamp, traz um convite para o evento:

Restaurante da Unicamp