Unicamp se prepara para abrir suas portas na UPA

UPA 2016

A 14ª edição da Unicamp de Portas Abertas (UPA) volta a ser realizada no próximo dia 19 de maio, um sábado. Até o momento, mais de 40 mil estudantes de diversas cidades já se inscreveram para acompanhar as atividades, que serão realizadas a partir das 9 da manhã, apenas no campus de Barão Geraldo, em Campinas. As inscrições de grupos ligados a escolas já se encerraram, mas visitas individuais não precisam de agendamento prévio, bastando comparecer à Unicamp no dia do evento, que é gratuito.

Veja, no Banco de Imagens, registros da UPA 2016

Já estão previstas as visitas de mais de 41 mil estudantes, inscritos em grupos por 661 escolas e cursinhos pré-vestibulares. Além de futuros vestibulandos do estado de São Paulo, a UPA deste ano tem inscrições de jovens do Acre, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná e Distrito Federal. Quase mil ônibus e vans devem trazer os participantes inscritos em grupos até a Unicamp. Entre os grupos inscritos previamente, estão 25 ligados a cursinhos pré-vestibulares, 216 escolas públicas normais e 36 escolas técnicas públicas.

Recepção aos participantes da UPA 2016
Instituto de Artes durante o UPA 2016

A recepção aos visitantes será realizada no bolsão do Centro de Convenções, próximo à portaria da Faculdade de Educação Física, e com fácil acesso por meio das linhas de ônibus municipais e intermunicipais. O estacionamento para visitantes será gratuito.

Para quem for passar o dia, a UPA contará com praças de alimentação montadas para os visitantes, com diversos tipos de opções e preços de alimentos. As praças funcionarão no estacionamento do Ginásio, no Ciclo Básico e em frente à Faculdade de Ciências Médicas.

Durante todo o dia haverá transporte interno gratuito, realizado por meio de ônibus circulares ligando as unidades de ensino e pesquisa. Em todos os locais com programação haverá monitores para indicar e acompanhar os visitantes.

Recepção aos participantes da UPA 2016
Monitores orientam público durante UPA 2016

Já está disponível aos participantes desta edição o aplicativo da UPA, que facilitará o acesso e deslocamento as diversas unidades com programação por meio de mapas. O aplicativo está disponível nas plataformas Android e IOS.

Algumas das novidades a partir deste ano serão os programas UPA Nas escolas, onde representantes de diversos cursos poderão realizar visitas agendadas a escolas interessadas, apresentando aos estudantes temas específicos de cada carreira e tirar dúvidas, e o UPA nas Unidades, que deverá oferecer aos estudantes do ensino médio visitas guiadas às instalações das faculdades e institutos da Unicamp, mediante agendamento prévio.

Outras informações e a programação completa do Unicamp de Portas Abertas podem ser acessadas no site da UPA.

PERGUNTAS E RESPOSTAS DA UPA 2018

Onde, quando e a que horas começa o evento?
R: Campus da Unicamp, em Campinas. 19 de maio, 9 horas

Preciso pagar ingresso ou o evento é gratuito?
R: Evento gratuito

Posso visitar o evento individualmente, sem fazer inscrição e sem estar com uma escola?
R: Sim. Visitas individuais não necessitam de inscrições

Haverá transporte interno e gratuito?
R: Sim

Universidade oferecerá transporte para as escolas virem dos diferentes locais do país?
R: Não. Mas será disponibilizado transporte gratuito interno para as visitas nas diversas unidades de ensino e pesquisa

Universidade oferecerá alimentação gratuita?
R: Não

Bandejão vai funcionar para os visitantes?
R: O bandejão só funcionará para os funcionários

Haverá praça de alimentação para os visitantes?
R:  Sim. A praça de alimentação contará com uma grande variedade de itens, com valores diversos, visando atender de maneira adequada o público presente

Onde a praça de alimentação funcionará?
R: Estacionamento do Ginásio Multidisciplinar. Haverá também uma praça de alimentação no Ciclo Básico e outra na área da Saúde (em frente à FCM)

Haverá locais específicos para as pessoas se alimentar?
R: Nas proximidades das praças de alimentação haverá espaços onde as pessoas poderão se alimentar. Além disso, a Praça do Ciclo Básico dispõe de mesas e bancos ao ar livre

Estacionamento será direcionado e gratuito?
R: Sim

Visitantes poderão escolher as atividades das quais querem participar?
R: Sim, acesse a programação pelo site ou pelo aplicativo da UPA

Haverá monitoria para indicar os locais e acompanhar os visitantes?
R: Sim, as diversas unidades de ensino e pesquisa contarão com monitores para atender os visitantes

UPA 2016
Ônibus chegam com as caravanas no campus no UPA 2016
Apresentação durante o UPA 2016
Visitantes durante UPA 2016
Monitores informam público durante UPA 2016
Monitores informam público durante UPA 2016
Público durante o UPA 2016
Audiodescrição: Em ampla área externa asfaltada, imagem de corpo inteiro e em perspectiva, uma grande fila com cerca de cinquenta jovens, formada da direita para a esquerda. Ao fundo na imagem, ha outros grupo de jovens. Imagem 1 de 1.