Ranking aponta Unicamp entre as 40 melhores universidades do mundo emergente

Ranking divulgado nesta quarta-feira (09) pela publicação britânica Times Higher Education (THE) aponta a Unicamp como uma das 40 melhores universidades do mundo emergente. A Unicamp figura na 33ª posição do ranking, composto por 378 universidades de 42 países. Entre as representantes da América Latina, é a segunda mais bem colocada, atrás apenas da Universidade de São Paulo (USP), listada na 14ª posição.

“É sempre importante destacar a liderança das universidades estaduais paulistas nos rankings, e a excelente colocação das universidades públicas, que são fundamentais para o desenvolvimento do país”, ressalta o reitor da Unicamp, Marcelo Knobel.

Além de Unicamp e USP, há outras três brasileiras no “top 100” do ranking: a Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), em 61º lugar; a Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), em 92º; e a Universidade Federal de Itajubá, em 98º. Dentre essas cinco instituições, apenas a PUC-Rio não é pública.

De modo geral, o Brasil é o terceiro país mais representado no ranking, com 32 universidades ao todo. Nas duas primeiras posições estão China e Índia, com 63 e 42 instituições, respectivamente.

“Este é um ranking altamente – e cada vez mais – competitivo”, comenta a editora de rankings da THE, Ellie Bothwell, ressaltando o fato de a lista basear-se nos mesmos 13 “rigorosos e exigentes” indicadores de desempenho que a publicação utiliza para montar sua classificação global de universidades, uma das mais respeitadas do mundo.

“As universidades têm de satisfazer critérios muito elevados de desempenho em cada uma de suas atividades centrais – ensino, pesquisa, transferência de conhecimento e inserção internacional – para alcançar boas posições”, acrescenta Ellie. “Portanto, estar entre as 40 melhores do ranking, na posição de número 33, é um feito admirável que coloca a Unicamp no cenário mundial.”

A lista completa das melhores universidades dos países emergentes está disponível no site da THE