Alberto Serpa é o novo diretor da FEM

O professor Alberto Luiz Serpa assumiu nesta sexta-feira (27) a direção da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM) da Unicamp pelos próximos quatro anos. Ele substitui o professor Antonio Carlos Bannwart e terá como diretor associado o professor Waldyr Gallo. A cerimônia de posse foi presidida pelo reitor, professor Marcelo Knobel, que agradeceu o empenho de Bannwart no comando da FEM e desejou boas-vindas ao professor Serpa. “Tenho certeza que a FEM estará em excelentes mãos”, afirmou. O reitor aproveitou a oportunidade para lembrar aos funcionários, alunos e docentes presentes que os desafios são inúmeros, pois a universidade passa por uma situação de crise e, portanto, necessita de uma ação conjunta.

Prata da casa, o professor Alberto Serpa foi ex-aluno da faculdade na década de 80 e, embora tenha passado onze anos atuando no mercado de trabalho externo após a graduação, foi contratado como professor da FEM em 2001. “É uma honra assumir a direção da faculdade onde cumpri a minha formação acadêmica”, afirmou em seu primeiro pronunciamento à frente da direção. Fez um agradecimento especial ao professor Janito Ferreira, docente que o apresentou ao universo acadêmico enquanto aluno e, também mencionou agradecido o professor Fernando Iguti, seu orientador no mestrado e doutorado.

Foto: Scarpa
O reitor Marcelo Knobel fala durante a cerimônia de posse do novo diretor da FEM

Quanto ao Plano de Gestão, o diretor destacou as dificuldades do atual momento financeiro pelo qual passa a Universidade. Segundo Serpa, a redução geral de recursos merece uma atenção especial. “Colocaremos muito empenho para atender as demandas dos cinco cursos mantidos na faculdade com características distintas e diferentes em suas estruturas, além de buscar conciliar os desafios dos grupos de trabalho acadêmico e de infraestrutura”, afirmou. A FEM possui dois cursos de graduação – Engenharia Mecânica e Engenharia de Controle e Automação e, outros três cursos de Pós-Graduação (Engenharia Mecânica, Planejamento de Sistemas Energéticos e Ciências e Engenharia de Petróleo).

Mesmo com os desafios enfrentados em sua gestão, o professor Antonio Carlos Bannwart fez um balanço positivo do trabalho que desenvolveu ao longo de quatro anos, tendo como associado o professor Alberto Serpa.

Foto: Scarpa
Alberto Luiz Serpa é o novo diretor da Faculdade de Engenharia Mecânica

A expansão dos blocos M e N, a implantação de laboratórios de ensino para a graduação, a reforma de áreas para 20 novos docentes e a criação de um sistema de intranet foram as principais iniciativas em infraestrutura do período. “Foram enormes os desafios para melhoria nos aspectos de ensino, pesquisa e extensão”, destacou Bannwart.

Uma das marcas da sua atuação, segundo o professor, foi ouvir a comunidade e conhecer as trajetórias. “Fizemos inúmeras reuniões de avaliações e colhemos sugestões que resultassem em otimização de processos e melhorias na capacidade de gestão”, explica. Bannwart lembrou também das atividades extracurrilares que hoje somam 15 grupos. Entre eles, o Baja e Aerodesign que participam de competições nacionais e internacionais.

No prelo, o livro que retrata a história da FEM em 50 anos, comemorados em 2017, será lançado em breve. A publicação foi escrita pelos jornalistas Paulo César Nascimento e José Pedro Martins.

Foto: scarpa
Cerimônia de posse do novo diretor da FEM

Os números da FEM:

75 docentes ativos