Unicamp recebe visita de representantes da Universidade Purdue

A Unicamp recebeu nesta quinta-feira (19) a visita de representantes da Universidade Purdue, para discutirem a implantação de um programa de intercâmbio entre as duas instituições na área de engenharia mecânica.

A delegação da universidade norte-americana foi formada pela diretora geral de parcerias internacionais, Heidi Arola, e pelo diretor assistente de prática profissional internacional, Joe Tort. Eles foram recebidos pelo reitor Marcelo Knobel, pelo diretor executivo de relações internacionais da Unicamp, Mariano Laplane, e pelo professor Alberto Luiz Serpa, da  Faculdade de Engenharia Mecânica (FEM).

Mariano Laplane, Marcelo Knobel, Heidi Arola, Joe Tort e Alberto Serpa

No encontro foram discutidas as tratativas para a assinatura do convênio Global Engineering Alliance for Research and Education (GEARE), um programa internacional de intercâmbio oferecido pela Universidade Purdue na área de engenharia. O programa GEARE já é oferecido em parceria com instituições da Alemanha, China, Equador, México, Itália, Japão, França e Colômbia. A Unicamp será a primeira universidade brasileira a ser parceira do programa. Inicialmente a parceria envolverá o curso de engenharia mecânica, e posteriormente poderá chegar a outras graduações.

Heidi Arola, Universidade Purdue

Durante um semestre, cinco estudantes de Purdue virão estudar no Brasil, e cinco alunos da Unicamp irão para a sede da universidade norte-americana em West Lafayette. No segundo semestre os participantes farão estágios em empresas parceiras durante sua estadia no exterior, preferencialmente numa companhia que atue nos dois países. exterior. Os alunos de Purdue selecionados recebem aulas do idioma local de cada país onde será enviado, enquanto os estudantes visitantes têm aulas de inglês.

"Escolhemos a Unicamp pela reputação na área de engenharia e ciências, e pelas pesquisas que fazem ser conhecida no mundo todo como uma universidade de excelência", declarou Heidi Arola sobre a parceria. O cronograma em discussão entre a Universidade Purdue e a Unicamp prevê que as tratativas necessárias para o inicio do programa GEARE sejam feitas até o começo de 2020. Mais de 350 alunos já passaram pelo programa, com grande empregabilidade após a formatura.

Alberto Serpa, Faculdade de Engenharia Mecânica

Para o professor Alberto Serpa, é importante a Unicamp ser escolhida para iniciar o programa no Brasil. “Para os estudantes de engenharia mecânica é uma grande oportunidade de realizar um intercâmbio nos Estados Unidos, com estágio agregado. E para nós da FEM é uma oportunidade de receber estudantes que vão fazer o programa integrado de intercâmbio com estágio”, explica Alberto Serpa. Durante os próximos meses serão selecionados as indústrias brasileiras que serão parceiras do programa.

Comunidade Interna