Pós-doutorado em Engenharia de Processos tem bolsa da Fapesp e inscrições até hoje

Agência Fapesp – Uma vaga de pós-doutorado com bolsa da Fapesp está disponível no Projeto Temático “Da Fábrica Celular à Biorrefinaria Integrada Biodiesel-Bioetanol: uma Abordagem Sistêmica Aplicada a Problemas Complexos em Micro e Macroescalas”, conduzido na Faculdade de Engenharia de Alimentos da Unicamp. A inscrição deve ser feita até  hoje (16).

A oportunidade está vinculada ao Programa Fapesp de Pesquisa em Bioenergia (Bioen) e o projeto é coordenado pelo professor Roberto de Campos Giordano.

Como parte de suas atividades, o bolsista de pós-doutorado realizará a simulação de processos integrados de produção de bioetanol 1G-2G em simulador Aspen Plus associado à análise técnico-econômica.

O projeto também abrange o estudo da purificação do glicerol residual da produção de biodiesel e a avaliação térmica desse composto. Além disso, o bolsista irá determinar parâmetros e analisar modelos de catálise heterogênea e biocatálise na produção de biodiesel.

Os candidatos devem ter título de doutor obtido há no máximo sete anos, no país ou no exterior. A vaga exige experiência em análise de dados de equilíbrio de fases (equilíbrio líquido-vapor, equilíbrio líquido-líquido-vapor e equilíbrio líquido-líquido) e modelos termodinâmicos, além de experiência comprovada em atividades como análises físico-químicas e instrumentais e em experimentos em escala laboratorial e/ou em planta piloto em processos de interesse do projeto (bioetanol, biodiesel e biocompostos).

Para se inscrever, o candidato deve enviar currículo para o e-mail pd.2016106368@gmail.com. O assunto do e-mail deve incluir o texto “PD – Process Engineering” com um arquivo anexado (pdf) de no máximo 2 MB.

A seleção será baseada no currículo dos candidatos contendo experiência comprovada nos tópicos requeridos por meio de publicações na área e no potencial de contribuição para a área do Projeto Temático. O candidato receberá um e-mail informando se ele foi indicado ou não para a bolsa de pós-doutorado.

Mais informações sobre a vaga estão disponíveis em www.fapesp.br/oportunidades/2013.

A vaga está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp no valor de R$ 7.174,80 mensais e Reserva Técnica. A Reserva Técnica de Bolsa de PD equivale a 15% do valor anual da bolsa e tem o objetivo de atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio diferente e precise se mudar para a cidade onde se localiza a instituição-sede da pesquisa, poderá ter direito a um Auxílio-Instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da Fapesp estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site Fapesp-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades

Imagem de capa
Foto: Steve Jurvetson / Wikimedia

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa