Viagem ao tempo dos dinossauros

Do imaginário popular para o saguão do Instituto de Geociências da Unicamp: o conhecimento sobre os dinossauros pode ser aprimorado e debatido por meio da exposição aberta nesta quinta, dia 5 de abril, para o público em geral, inclusive crianças. “Dinossauros(?)” apresenta, por meio de pequenos bonecos, cerca de 60 espécies diferentes de animais pré-históricos e algumas réplicas de fósseis, com linguagem multimídia e interatividade. A proposta nasceu na Universidade de São Paulo, por meio do professor Luiz Eduardo Anelli, e veio para a Unicamp com novidades, conforme explica Carolina Zabini, professora do Departamento de Geologia e Recursos Naturais e curadora da exposição: “Inserimos vídeos, algumas atividades lúdicas e possibilidade de visitas monitoradas sobre esses seres que habitaram o planeta há 230 milhões de anos”, comenta. O Museu Exploratório de Ciências Unicamp (MC) é parceiro do projeto na montagem, treinamento de mediadores e organização das atividades com monitores. Já neste fim de semana – dias 7 (das 9 às 17 horas) e 8 de abril (das 9h30 às 11h30) – há equipes à disposição para atendimento aos visitantes, sejam famílias ou grupos escolares, mediante agendamento.

Exposição Dinossauros (?), no saguão do Instituto de Geociências da Unicamp

O percurso é formado por diversas perguntas ao público. Detalhes como localização geográfica, dinossauros no território brasileiro, como se relacionavam vão sendo abordados durante o passeio. “A exposição tem também o objetivo de trazer o tema para debate e construir um relacionamento entre pesquisadores e o público”, avalia André Santanchè, diretor do Museu de Ciências. Na mesma linha, Sérgio Salles, diretor do IG, comemora o primeiro evento de extensão no novo prédio. “Temos agora um espaço amplo e estamos dispostos a aproveitá-lo para ampliar nossa comunicação com a sociedade que, neste caso da exposição, pode ter maior interesse pela paleontologia, ciências da terra e afins”, afirma o professor.

A TV Unicamp acompanhou a abertura oficial do evento. Veja mais:

Exposição Dinossauros(?)
Onde: Instituto de Geociências da Unicamp – R. Carlos Gomes, 250
Quando: 5 de abril a 30 de setembro
egunda a sexta, das 9 às 17h30 e às terças, até 23 horas
V
isitas monitorada com agendamento: 19-3521-1810 ou setoreducativo@reitoria.unicamp.br

A galeria mostra a exposição Dinossauros (?), no Instituto de Geociências da Unicamp. Para acessá-la, tecle enter. Audiodescrição:
x
Entrada da exposição Dinossauros (?), no saguão do Instituto de Geociências da Unicamp
x
Sérgio Salles, diretor do Instituto de Geociências da Unicamp, na exposição Dinossauros (?)
x
Carolina Zabini, organizadora da exposição Dinossauros (?)
x
André Santanché, diretor do Museu de Ciências, na exposição Dinossauros (?)
x
Professor Alfredo Borges de Campos, coordenador do departamento de Geologia e Recursos Naturais do Instituto de Geologia da Unicamp, na exposição Dinossauros (?)
x
Malu Arruda, diretora de Cultura, na exposição Dinossauros (?)

“Dinossauros(?)”. Sim eles estão no Instituto de Geociências. Venha conhecer