Preac divulga relação de fóruns permanentes para 2018

A Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) divulga a relação dos 12 Fóruns Permanentes a serem realizados em 2018. O primeiro evento acontece em maio. Os temas foram selecionados numa lista de 57 propostas analisadas por uma comissão de professores indicados pelos diretores de unidades de ensino e pesquisa e distribuídos por área de conhecimento. De acordo com a diretora de Cultura da Preac, Carmen Lúcia Arruda (Malu), cada proposta foi analisada por dois ou mais avaliadores. “Foram consideradas a diversidade e a amplitude dos temas.”

Os critérios considerados foram clareza da proposta; atualidade e relevância social do tema proposto; diálogo interdisciplinar e entrecruzamento de linhas; convidados de diferentes segmentos; tanto da universidade como da sociedade; público-alvo, tendo em vista o objetivo do alcance da temática sobre a sociedade; diversificação em relação a fóruns realizados em anos anteriores.

A ideia central dos fóruns, conforme a diretora, é colocar em debate temas atuais, relevantes para a sociedade, com o intuito de criar inventivamente novas possibilidades de transformação. “O intuito é trazer para a discussão especialistas e representações diversas, para que se fortaleça o diálogo entre a pesquisa, o ensino e a sociedade.”

O fato de a Diretoria de Cultura (DCult) assumir a organização dos fóruns no segundo semestre de 2017 reforça as possibilidades de interdisciplinaridade e de diálogo aberto entre as produções acadêmicas e a sociedade, na opinião da diretora. “No ano em que a realização dos Fóruns Permanentes da Unicamp completa 15 anos, torna-se essencial reafirmar suas possibilidades de amplificar as vias de aproximação da Universidade com a sociedade, por meio da articulação de diferentes áreas de pensamento e conhecimento.”

Para Malu, atuar no planejamento e na gestão de políticas sob a lógica da diversidade cultural, considerando suas dimensões simbólica, cidadã e econômica no âmbito da educação superior pública no Brasil é papel fundamental da universidade pública. “E os debates propiciados pelos Fóruns Permanentes são ferramenta importante para essa construção.”

A comissão dos fóruns permanentes é formada pelos professores Alessandro Lucas da Silva (FCA), Ana Maria Rodriguez Costas (IA), Dosil Pereira de Jesus (IQ), Fabio Mascaro (IFCH), Janaína Oliveira Pamplona da Costa (IG), Luciana Tatagiba (IFCH), Luiz Henrique Antunes Rodrigues (Feagri), Marcelo Lancellotti (FCF), Maria Isabel Pedreira de Freitas (Fenf), Pedro Maciel Guimarães Júnior (IA).

 

Fóruns aprovados

- 30 anos da Constituição e o capítulo “Dos índios” na atual conjuntura

- A cidade em disputa

- Acústica e Sociedade

- Condições de trabalho no Brasil contemporâneo: políticas públicas e memória institucional

- Degradação socioambiental, catástrofe e distopias

- Formação para a autonomia no Ensino Médio e Técnico

- Mulheres e Esporte: contextos e perspectivas

- Perdas e desperdícios de alimentos: contribuições da Tecnologia pós-colheita e um olhar para o futuro

- Sustentabilidade financeira de corpos artísticos

- Transcidadania: saúde e trabalho

- Violência, justiça criminal e segurança pública: desafios de políticas públicas, democracia e direitos humanos

- Vivemos uma epidemia de autismo? Pesquisas, experiências e desafios

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”