Filme "História Antes de Uma História", de Wilson Lazaretti, é finalista de prêmio ibero-americano

desenho do filme história antes de uma história mostra personagem sentado, em frente a uma folha de papel em branco
Cena do filme "História Antes de Uma História" finalista ao Prêmio Platino

O longa-metragem de animação "História Antes de Uma História", de Wilson Lazaretti, está concorrendo ao Prêmio Platino de Cinema Ibero-americano, um dos principais dentre os países de língua portuguesa ou espanhola do continente americano. Promovido pela Egeda (Entidade de Gestão de Direitos dos Produtores Audiovisuais) o prêmio está na quinta edição e os vencedores serão conhecidos na cerimônia marcada para 29 de abril no parque turístico Xcaret, na Riviera Maya, México. Também representa o Brasil na categoria animação o filme "Lino – Uma Aventura de Sete Vidas", de Rafael Ribas.

Lazaretti, que é professor do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, já considera a escolha do filme para a final como a maior conquista dos 44 anos de existência do Núcleo de Cinema de Animação (NCA) de Campinas e de seus anos de carreira, por se tratar de um prêmio internacional e ibero-americano. “Nossa produção é humilde, foi feita com pouco dinheiro e levou muitos anos. É também a minha primeira experiência com longas-metragens”, afirmou. “Café, um Dedo de Prosa”, de Maurício Squarisi, também do núcleo, havia sido pré-selecionado para a categoria de animação.

"História Antes de Uma História" levou treze anos para ficar pronto (veja detalhes). Lazaretti  acredita que o reconhecimento que o filme está alcançando se deve a uma tendência. “A animação está se voltando para o traço pessoal, a uma temática mais sensível e individual. As pessoas estão cansadas da massificação da técnica aliada ao pouco conteúdo”. Basta lembrar o quanto foi vista e premiada a animação "O Menino e o Mundo" (2013), de Alê Abreu. O diretor ainda destaca como exemplos os longas "A Tartaruga Vermelha" (2016) e "Uma História de Amor e Fúria" (2013).

hdghdh
Wilson Lazaretti: produção humilde reconhecida internacionalmente

Cena do filme História Antes de Uma História, finalista em premiação internacional