Em lançamento mundial, a Unicamp apresenta quatro novos cursos em língua portuguesa na plataforma Coursera. Os temas são Saúde Baseada em Evidências, oferecido pela professora da Faculdade de Ciências Farmacêuticas, Taís Galvão; Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android, do professor da Faculdade de Tecnologia Ulisses Dias; Introdução à Economia do Trabalho: teorias e políticas, dos professores do Instituto de Economia Marcelo Proni e Hugo Dias; e Conceitos Básicos de Logística, do professor Orlando Fontes Lima Júnior da Faculdade de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo.

Para Lima Júnior, ao disseminar amplamente seus conhecimentos em público mais amplo, a Unicamp cumpre seu papel social. Os cursos atendem públicos diversos. Enquanto Saúde Baseada em Evidências e Economia do Trabalho buscam um público amplo, Introdução ao Desenvolvimento de Aplicativos Android exige conhecimento na área.

De acordo com Li Li Min, professor da Faculdade de Ciências Médicas e diretor da Escola de Extensão (Extecamp), a plataforma tem abrangência em torno de 30 milhões de usuários cadastrados mundialmente, sendo 1,4 milhão no Brasil. Conforme dados publicados pela Extecamp, em 2017, os cursos oferecidos pela Unicamp no Coursera receberam mais de 150 mil visitantes e em torno de 60 mil inscrições.

Na Unicamp, desde 2014, a Extecamp é responsável pelo apoio aos professores que desejam desenvolver cursos a distância, categorizados como mooc's, e hospedá-los na plataforma. Cabe à Escola também o registro e a validação em órgãos superiores de educação, de acordo com o diretor associado de Extensão da Preac, Pedro Emerson de Carvalho.

Veja detalhes dos cursos no vídeo:

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”