Unicamp recebe visita da Cônsul-Geral da China em São Paulo

Autoria

A Unicamp recebeu nesta quinta-feira (8) a visita da Cônsul-Geral da República Popular da China em São Paulo, Chen Peijie, e de outros membros do consulado chinês na região. O objetivo foi discutir as atividades de cooperação que são desenvolvidas na Universidade em parceria com instituições chinesas e a representação diplomática do país no Brasil.

Teresa Atvars e a cônsul-geral da China em São Paulo, Chen Peijie

A cônsul Chen Peijie foi recepcionada pela coordenadora-geral da Universidade, professora Teresa Dib Zambon Atvars, acompanhada de Mariano Francisco Laplane, dirigente da Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri); Rafael de Brito Dias, assessor da Deri; e pelos diretores do Instituto Confúcio na Unicamp, Gao Qinxiang e Bruno de Conti. Também acompanharam o encontro o secretário municipal de desenvolvimento econômico de Campinas, André Von Zuben, e o diretor de Cooperação Internacional da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Campinas, Tak Chung Wu.

Segundo o professor Mariano Laplane, a visita da delegação chinesa é importante para a ampliação e fortalecimento das relações entre a Unicamp e as instituições de ensino e pesquisa chinesas. “Temos tido um intercâmbio de estudantes bastante fluido nas duas direções, com estudantes chineses vindo para a Unicamp e nossos alunos indo estudar na China, e temos um inicio de realização de pesquisas conjuntas, com registros de co-autoria internacionais”.

Representantes da Unicamp, Prefeitura de Campinas e Consulado Geral da China em São Paulo

Existem pesquisas conduzidas conjuntamente entre a Unicamp e universidades chinesas nas áreas de energia, saúde e ciências humanas e sociais, dentre outras. Atualmente a Unicamp mantém 17 acordos de cooperação internacional vigentes com instituições da China, destacando-se as parcerias realizadas com a Universidade de Pequim.

Outras iniciativas relevantes são o Instituto Confúcio, fruto de um convênio entre a Unicamp e a Universidade Jiaotong de Pequim, e o Grupo de Estudos Brasil-China, vinculado ao Centro de Estudos Avançados.

Apresentação da Unicamp para a delegação chinesa

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo