“BREUSIL” abre série de musicais da TV Unicamp

“Breusil Cordas Brasileiras”

"Breu” é um tipo de resina utilizada no arco de instrumentos como viola, violino, violoncelo e contrabaixo acústico, a fim de dar maior aderência (semelhante ao que os bailarinos usam na sola das sapatilhas), manutenção das cordas, maior vida útil e melhor produção de som. Esse produto, extraído do pinheiro, deu nome ao grupo de músicos de cordas que buscam a brasilidade nas interpretações de importantes canções ou nas próprias composições. O resultado ficou “Breusil Cordas Brasileiras”, grupo que nasceu há cerca de dois anos no Instituto de Artes (IA) da Unicamp. A coordenação da equipe é do músico e professor do Instituto de Artes da Unicamp, Esdras Rodrigues. “Breusil” dá nome ao primeiro musical de uma nova série da TV Unicamp (SEC), que produz e edita apresentações de grupos da universidade. A gravação foi feita no Centro Cultural Casarão, em Barão Geraldo, em 22 de agosto de 2017. Há músicas inéditas do grupo, como “Aguaceiro”, composta por Raoni Peres, violinista e aluno do curso de Música. Também há arranjos de Edmundo Villani Cortes, César Guerra-Peixe, Pixinguinha, Chiquinha Gonzaga, entre outros artistas brasileiros.

Formado por professores e alunos da área de cordas friccionadas (instrumentos de arco) da Unicamp, o grupo explora o repertório da música erudita com raízes profundas nas tradições musicais brasileiras. Por meio da pesquisa, da experimentação técnica e estilística, busca referenciar suas interpretações nos universos da cultura popular e da música urbana e erudita brasileira, evidenciando os elementos definidores da rica diversidade musical nacional. Uma das novidades é a presença da percussão em diversas interpretações e profunda influência da música nordestina. Gabriel Peregrino é o percussionista do musical, dando um tom mais popular à apresentação, a partir da sonoridade da zabumba, pandeiro, sementes e outros objetos folclóricos.

O programa de TV, que também vai ao ar no Canal Universitário em diversos horários ao longo da semana, teve supervisão técnica de Jorge Calhau; produção de João Ricardo Boi e Jorge Calhau; imagens de João Ricardo Boi, Jorge Calhau, Marcos Botelho Jr, Luiz Tadeu e edição de Kleber Casabblanca, todos funcionários da Secretaria de Comunicação da Unicamp (SEC).

Saiba mais sobre o grupo: https://breusil.wixsite.com/home

Imagem de capa
“Breusil Cordas Brasileiras”

Comunidade Interna