Unicamp e Universidade de Cardiff em busca de integração

Autoria
Edição de imagem
Professores e pesquisadores da Unicamp e da Cardiff
Professores e pesquisadores da Unicamp e da Cardiff

A Unicamp e a Universidade de Cardiff, Reino Unido, estão buscando uma maior aproximação. Um workshop iniciado nesta segunda-feira (5) e que vai até sexta-feira (9) no auditório do GGBS (Grupo Gestor de Benefícios Sociais) visa justamente essa integração. Pretende-se criar parceria para a geração de pesquisas inovadoras e interdisciplinares relacionadas aos desafios globais.

Segundo o pró-reitor de Pesquisa da Unicamp, Munir Skaf, o workshop está sendo financiado pelo British Council e pela Universidade de Cardiff. A Pró-Reitoria de Pesquisa (PRP) da Unicamp ficou responsável pela organização do encontro, juntamente com o Instituto de Geociências (IG), o Instituto de Química (IQ) e a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC), entre outras unidades. A Diretoria Executiva de Relações Internacionais (Deri) ofereceu apoio operacional ao evento.
 

Munir Skaf introduz o workshop no auditório do GGBS
Munir Skaf introduz o workshop no auditório do GGBS

A delegação estrangeira veio composta por 17 professores que, se reuniram com professores e pesquisadores da Unicamp para encontrarem potenciais oportunidades de colaboração em ciências, em todas as áreas do conhecimento, especialmente motivados pelo Global Challenges Research Fund (GCRF), um fundo britânico de R$ 7 bilhões. "Trata-se de um programa que vai na mesma direção das Nações Unidas de Desenvolvimento Sustentável para os países em desenvolvimento", revelou Munir Skaf. 

O pró-reitor ainda contou que inicialmente serão encontradas potenciais parcerias, identificados interesses mútuos e elaboradas pré-propostas para eventuais chamadas de financiamento do GCRF. Uma outra comitiva da Cardiff já visitou a Unicamp em outubro do ano passado, já interessada em estabelecer uma cooperação mais concreta.
 

Universidade Cardiff é apresentada
Universidade Cardiff é apresentada

O GCRF promove editais com várias chamadas, que estão em andamento nesse momento. “Desse workshop devem sair algumas tratativas na área de desenvolvimento sustentável e, após este evento, pretende-se criar programas de mobilidade para troca de alunos, pesquisadores, professores, visitas técnicas, pesquisa colaborativa e outras atividades em comum", contou Munir Skaf.

A Universidade Cardiff, fundada em 1883, é uma instituição internacional com colaborações mundiais e estudantes estrangeiros de mais de 100 países diferentes. Os cursos mais populares para estudantes internacionais incluem Negócios, Ciências Sociais, Engenharia e Jornalismo.

O workshop ocorreu no auditório do GGBS
O workshop ocorreu no auditório do GGBS

 

 

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”