Orquestra Sinfônica encerra Calourada

estudantes assistem orquestra no ciclo básico

A semana de recepção aos novos estudantes foi encerrada nessa sexta-feira (2) com apresentação da Orquestra Sinfônica da Unicamp (OSU), no Ciclo Básico 2. “Esse concerto é um convite para as pessoas assistirem a orquestra durante todo o ano”, afirmou a maestrina Cinthia Alireti, regente titular e codiretora artística da OSU. “É importante que todos saibam que temos aqui na Unicamp um equipamento caro e refinado - uma orquestra! Que é nosso!”, ressaltou.

Este ano, a OSU intercalará programas de música de câmara com apresentações da orquestra completa. Além disso, fará programas educativos e especiais ao ar livre. “Todo mês a Unicamp vai ser presenteada com pelo menos um concerto”, afirmou Cintia. As apresentações acontecem dentro e fora da Universidade, na Casa do Lago e no Teatro Municipal “José de Castro Mendes”, entre outros.

maestrina rege orquestra
Maestrina Cinthia Alireti é regente titular e codiretora artística da OSU

Além dos espaços habituais, a OSU, em 2018, circulará por toda cidade, ocupando cada teatro da RMC, através de uma parceria com a Agência Metropolitana de Campinas (Agencamp).

O próximo programa, um concerto de música de câmara (quinteto de sopros), será realizado na Capela da Santa Casa e na Associação de Docentes da Unicamp (Adunicamp), nos dias 14 e 15 de março. (Confira a programação abaixo).

A regente lembrou ainda que a orquestra é também um laboratório de pesquisa e não se restringe aos clássicos. “É parte do projeto da orquestra receber convidados, inclusive compositores que utilizam a orquestra como laboratório para testar suas obras e experimentar novas linguagens.”

programação

OSU toca no Ciclo Básico