Acordo buscará reconhecimento de diplomas entre universidades da América Latina e Caribe

Reitores de Universidades da América Latina e Caribe

O acordo assinado pela Unicamp e outras sete universidades da América Latina e Caribe, nesta terça-feira (23), na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), tem como meta estimular o reconhecimento automático de títulos e créditos nas áreas de administração, enfermaria, filosofia, física, química, matemática e engenharia civil. “O objetivo é consolidar um espaço de universidades latino-americanas que possam fazer intercâmbio mais intensamente. A ideia é que, em áreas específicas, um formado da Unicamp possa ser reconhecido automaticamente no México, na Argentina, em Cuba, na Colômbia, ou qualquer dos diferentes países que fazem parte deste programa”, afirmou o reitor Marcelo Knobel, que assinou o acordo pelo lado da Unicamp.

O convênio é uma etapa fundamental do programa de cooperação e integração, que vem se desenvolvendo no âmbito da União de Universidades da América Latina e Caribe (Udual) desde 2015. Entre os objetivos do programa está a progressiva compatibilização de modalidades e sistemas de registro, que possibilitem maior integração institucional e cultural das universidades participantes. “Estamos dando um passo significativo no caminho correto da integração acadêmica latino-americana”, afirmou o reitor da Unam, Enrique Graue Wiechers, durante o evento.

Segundo Marcelo Knobel, as discussões na Unicamp estão sendo realizadas em cada unidade a fim de consolidar esse processo. O reconhecimento automático e mútuo de diplomas dependerá de cada faculdade e instituto e será realizado por acordos bilaterais entre as universidades que compõem o programa. “A autonomia dos cursos sempre será mantida. Cada curso irá decidir qual acordo irá aprovar”, explicou o reitor.

Além da Unicamp, são signatárias as mexicanas Universidade Nacional Autônoma do México (Unam) e Universidade de Guadalajara (UDG); a Pontifícia Universidade Católica do Peru (PUCP); a cubana Universidade de La Habana (UH); a Universidade Nacional de Colômbia (UNAL); a argentina Universidade Nacional de Avellaneda (Undav); e a Universidade de Panamá (UP). Os representantes da brasileira Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e da argentina Universidade Nacional de San Juan (UNSJ) não puderam estar presentes no evento, mas também farão parte do programa. Outras instituições deverão ser convidadas.

Reitores de Universidades da América Latina e Caribe