​​​​​​​Olimpíada de História disponibiliza mais de 140 planos de aula gratuitos

Autoria
Edição de imagem

O site da Olimpíada Nacional em História do Brasil, um projeto realizado pelo Departamento de História da Unicamp, disponibiliza gratuitamente para professores e interessados 146 planos de aula para serem usados com alunos dos ensinos Fundamental e Médio.

Os materiais abordam os temas “História da África”, “História dos Índios” e “Ditadura Civil-Militar”. Foram produzidos por professores e graduandos que participaram de três edições do Curso de Formação promovido anualmente pela ONHB. Os planos disponíveis fazem parte de uma seleção dos 50 melhores de cada edição, escolhidos por uma banca de professores especialistas de diferentes universidades.

Neste momento, estão abertas inscrições para a 5ª edição do curso, 100% online e que ocorre entre março e maio deste ano. O prazo para se inscrever vai até 18 de fevereiro e o tema será “Narrativas da América: discursos e dinâmicas locais”. (saiba mais aqui)

Os planos de aula são entregues pelos participantes após cumprimento da carga horária curso e sob orientação de tutores – docentes da Unicamp, doutorandos e convidados. Os materiais contêm objetivos da atividade em sala de aula, requisitos, formas de avaliação, além de indicação de bibliografia e conteúdos diversos (vídeos, reportagens, músicas etc.) que podem ser trabalhados com os alunos.

“A Olimpíada de História tem como grande objetivo promover a aprendizagem desta disciplina. Para isso, criamos um curso que dá a oportunidade de capacitação e acesso a novos conhecimentos por parte dos professores e demais interessados. E, ao disponibilizarmos os melhores planos, buscamos contribuir para a prática docente e para as atividades em sala de aula de professores de todo o país”, disse a coordenadora da ONHB, Cristina Meneguello.

Sobre a 5ª edição
O 5º Curso de Formação ocorrerá entre 1º de março e 10 de maio de 2018. No formato online, inclui materiais inéditos, textos e vídeos produzidos para enriquecer a discussão e o trabalho dos professores em sala de aula, nos ensinos Fundamental e Médio. Tem apoio e participação de historiadores de renome e pesquisadores da Unicamp, além de outros docentes convidados.

Podem participar, mediante pagamento de taxa, professores de história ou de outras áreas e estudantes de graduação, mesmo que não tenham finalizado a formação. Professores orientadores de equipes da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil, que ocorreu em 2017, participam gratuitamente.

Serviço:
Os planos de aula estão disponíveis no site: www.olimpiadadehistoria.com.br

Acesso para planos de aula "História dos Índios"

Acesso para planos de aula "Ditadura Civil-Militar"

Acesso para planos de aula "História da África"

Inscrições 5º curso de Formação:
Até 18/02/18
Investimento: R$ 190,00
Inscrições devem ser feitas pelo site: www.olimpiadadehistoria.com.br

 

 

Imagem de capa
Edição anterior do Curso de Formação da ONHB

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa