Candidatos a Artes Visuais e Artes Cênicas iniciam provas de habilidades

Candidatos a uma vaga nos cursos Artes Visuais e Artes Cênicas, ambos oferecidos pelo Instituto de Artes (IA) da Unicamp, iniciaram na manhã desta segunda-feira (22) as provas de habilidades específicas. Nos dois casos, os vestibulandos fizeram primeiramente um exame teórico. No período da tarde e nos próximos dois dias eles ainda se submeteriam a provas práticas. O objetivo das avaliações é aferir o grau de conhecimento e as aptidões dos futuros profissionais em relação à carreira que escolheram.

A prova teórica dos candidatos ao curso de Artes Visuais ocorreu no próprio IA. De acordo com a professora Sylvia Furegatti, coordenadora dos trabalhos, as questões do exame giraram em torno da História da Arte no Brasil e no mundo. “Depois, os candidatos ainda farão uma prova de Desenho de Observação e Expressão Gráfica, a partir da qual nós avaliaremos questões como técnica, criatividade e percepção. Por último, haverá uma entrevista, que não tem caráter eliminatório, mas pode acrescentar pontos à nota final do vestibulando”, esclareceu a docente.

Ao todo, foram convocados 100 estudantes para as provas de habilidades específicas em Artes Visuais, que disputarão as 30 vagas oferecidas pelo IA. A professora Silvia Furegatti observa que o campo de atuação dos profissionais da área é amplo. Além da docência, eles podem optar por atuar em instituições públicas ou privadas dedicadas à difusão artístico-cultural, museus, galerias de arte, produções culturais e de pesquisa, entre outros espaços.

Os candidatos ao curso de Artes Cênicas também deram início às provas de habilidades específicas na manhã desta segunda-feira, em salas de aula cedidas pelo Instituto de Computação (IC). Segundo o professor Cassiano Sydow Quilici, coordenador do exame, os vestibulandos também cumprirão três etapas antes da obtenção da nota final. Após a prova escrita, eles são submetidos a uma atividade prática de observação.

Trata-se de uma aula ministrada por dois professores, de áreas distintas.O primeiro propõe uma série de movimentos aos estudantes, enquanto o segundo acompanha o desempenho destes. Em dado momento, os docentes trocam de função. A última fase constitui uma prova de palco, na qual os candidatos fazem uma breve encenação de uma das obras sugeridas no edital do Vestibular. A apresentação pode ser solo ou contracenando com um convidado. “Nosso objetivo é verificar o conhecimento e a familiaridade do vestibulando com as Artes Cênicas, mas também outros aspectos, como a relação dele com o próprio corpo”, explica o professor Quilici.

Entre os campos de atuação para o profissional em Artes Cênicas destacam-se o trabalho como ator em grupos e companhias, como instrutor de teatro em cursos livres, como pesquisador e também como crítico teatral.

Vestibulandos durante prova de habilidades em Artes Cênicas
Em Artes Visuais, candidatos tiveram que responder questões relativas à História da Arte
O professor Cassiano Sydow Quilici, do Departamento de Artes Cênicas do IA
A professora Silvia Furegatti, do Departamento de Artes Visuais do IA