Segunda fase do Vestibular tem último dia

Edição de imagem
estudantes sobem rampa para salas de aula

Entre treineiros e vestibulandos experientes, o terceiro e último dia da segunda fase Vestibular da Unicamp aconteceu nessa terça-feira (16). Os estudantes realizaram as provas de Biologia, Química e Física que, apesar de deixarem alguns cabelos em pé, eram o porto seguro de muitos. “Estou nervosa, mas ao mesmo tempo confiante por ter convicção de que estou bem preparada para as matérias de hoje”, afirmou Giovanna Gomes, que pretende cursar Ciências Biológicas na Unicamp.

menina de óculos da entrevista
Giovanna Gomes, que pretende cursar Ciências Biológicas na Unicamp

Para Matheus Petrucci, que também almeja o Instituto de Biologia (IB) da Unicamp, a prova de redação, realizada no domingo, foi o principal desafio. “A prova ficou mais difícil este ano. O tema mudou bastante, foi bem filosófico e ao mesmo tempo atual”, opinou. De Giovana, o que chamou atenção foi a prova de História. “Achei bem interessante as questões sobre a escravidão e o período pós-colonial”, contou.

menino de óculos sorri
Matheus Petrucci chama atenção para o cotrole do tempo

Em seu terceiro ano de vestibular, Matheus chamou atenção para a importância de saber controlar o tempo durante a prova. Segundo ele, esta foi uma estratégia importante no último ano. “O mais difícil na verdade é o tempo, muitas vezes mais do que o conteúdo. Este ano estou bem mais seguro com relação ao tempo e consigo fazer as prova mais tranquilo”, explicou.

dois meninos leem papel
Vinícius Pelqui e Tales Vedovatti prestaram o vestibular pela primeira vez

Tales Vedovatti e Vinícius Pelqui prestaram o vestibular pela primeira vez. Eles descreveram com humor situações de pânico durante as provas frente a questões que conheciam o conteúdo. “Teve uma questão de geografia em que eu simplesmente paralisei. Tinha uma imagem e um texto e eu fiquei uns 15 minutos parado olhando para a questão. Era uma questão sobre o Delta do Nilo, eu conhecia”, disse Tales. Vinícius, por sua vez, driblou o pânico pulando a questão e voltando depois. “Era uma questão sobre as ilhas de calor. Eu sabia, mas não lembrava o nome de jeito nenhum. Passei para outra questão e quando voltei tive aquele momento eureka! e lembrei”, contou aliviado.

estudantes em predio

As provas foram realizadas em 20 cidades, incluindo Brasília, Belo Horizonte e Fortaleza. No campus da Unicamp de Barão Geraldo, o clima antes da abertura dos portões era de grandes expectativas. Depois de passar pela primeira fase e pela maratona de provas dos últimos dois dias muitos estudantes mostravam-se satisfeitos em finalizar mais esse ciclo. “Qualquer coisa, se não passar, tem o ano que vem também”, afirmou Tales.

Comvest encerra Vestibular Unicamp 2018 com balanço positivo
A Comissão Permanente para os Vestibulares da Unicamp (Comvest) encerrou nesta terça-feira, 16 de janeiro, a segunda fase do Vestibular Unicamp 2018. As provas de Biologia, Química e Física foram feitas por 13.566 candidatos. A segunda fase foi realizada em três dias consecutivos, em 20 cidades do país e sem nenhum incidente, de acordo com a organização. A abstenção fechou em 12,3% e, apesar de um pouco maior que os 11,2% do ano anterior, está dentro da média histórica, segundo a Comvest. 

“Estamos muito satisfeitos com os resultados da aplicação, mesmo com um pequeno aumento da abstenção, já que tivemos uma base maior de candidatos nesse ano. Em números absolutos a redução no número de presentes foi pequena em relação ao ano anterior. Estamos confiantes de que, ao final das correções, teremos feito o melhor trabalho para selecionar os futuros estudantes da Unicamp”, afirmou José Alves de Freitas Neto, coordenador executivo da Comvest.

As provas do último dia foram dedicadas às ciências da natureza. Bastante abrangentes no que diz respeito às três disciplinas (Biologia, Química e Física), primaram pela contextualização, de acordo com a Comvest. Foram considerados tanto temas atuais relevantes, como obesidade enquanto problema de saúde pública mundial, no caso de Biologia ou energias alternativas, no caso de química; quanto questões mais técnicas a exemplo do uso de fertilizantes para melhorar a produtividade agrícola, no caso de química.

“A questão 14 da prova de Química, por exemplo, apresentava informações interessantes sobre como prevenir o vírus H1N1 através interações químicas. A prova de Física estava bem balanceada quanto ao conteúdo abordado no ensino médio, com questões sobre eletrostática, mecânica, termodinâmica e óptica.Mais uma vez, a prova de Física abordou a física moderna, por meio da termodinâmica, em uma questão que pedia uma medida de temperatura de um corpo a partir da radiação que emite. Como de costume, apesar de não ser um tema recorrente, o candidato tinha todas as condições de resolver o problema, a partir da leitura atenta do enunciado”, avaliou Kléber Pirota, coordenador de logística da Comvest e professor do Instituto de Física da Unicamp.

Para a Comvest, a Unicamp manteve uma das características importantes das provas de seuvestibular. “Temos provas cada vez mais concatenadas com a realidade dos estudantes, que fazem frente aos desafios do conhecimento cientifico, e da produção tecnológica e cultural para o século XXI. Queremos formar profissionais que tenham senso crítico, capazes de fazer uma leitura da realidade bastante abrangente e que não seja tão restrita a conteúdos disciplinares”, salientou José Alves de Freitas Neto.
 

Dia 22 começam habilidades
As provas de Habilidades Específicas, para os cursos de Arquitetura e Urbanismo, Artes Cênicas, Artes Visuais e Dança serão realizadas em Campinas entre os dias 22 e 25 de janeiro de 2018. As orientações sobre essas provas estão na página da Comvest e no Manual do Candidato.

Provas da segunda fase

Índice de abstenção da segunda fase

Formulário de alteração de dados

Consulte informações das Provas de Habilidades Específicas (bibliografias, horários, questionários)

Desempenho (notas) dos candidatos na primeira fase

Lista de aprovados na primeira fase

Esqueci minha senha

estudantes entrem para prova
menino e menina estudam
menina olha no celular
estudantes chegam para prova
menino com a mão na cabeça
estudantes riem
meninas abraçadas
estudantes soriem
menina estuda
Imagem de capa
Estudantes no Ciclo Básico 2

twitter_icofacebook_ico

Comunidade Interna

Em reunião realizada entre a diretoria e alunos, foi anunciado o iniciou de estudos para verificar que tipo de ações poderão ser implementadas a fim de ampliar a sensação de segurança fora dos muros da escola

O evento, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE), aborda a aplicação da legislação nas universidades públicas do Estado de São Paulo

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

Antonio Meirelles: "O jovem Apollo nunca andará por estas calçadas, e não sei se ele – como o nome indicava – iria gostar de esportes e ser um grande atleta ..."

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa