Fóruns Permanentes recebem propostas até 2 de março

A Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp recebe até 2 de março de 2018 submissões de propostas para os Fóruns Permanentes da Unicamp. As instruções para submissão estão disponíveis na página da Diretoria de Cultura e as propostas devem ser enviadas pelo email foruns@unicamp.br. Os textos serão avaliados por pesquisadores e professores indicados por representantes das diversas áreas do conhecimento da Universidade.

A expectativa da DCult é de que em 2018 sejam aprovadas, principalmente, propostas de eventos que além de promoverem a realização conjunta de diferentes áreas (humanas, artes, exatas, biológicas e tecnológicas), permitam o entrecruzamento de temas, como, por exemplo, Educação, Tecnologia e Cidadania; Desenvolvimento e Políticas Públicas; Cultura e Inovação, entre outros.  “Até 2017, os fóruns sempre trabalharam a interdisciplinaridade, mas a ideia é enfatizar as diversidades; sair do campo das disciplinas e pensar de forma transversal as várias questões importantes para a sociedade, a partir do olhar de diferentes campos do conhecimento”, explica a diretora associada da DCult, Carmen Lúcia Rodrigues Arruda (Malu).

Malu chama atenção também para a importância da diversificação na escolha de palestrantes. A ideia é enriquecer o debate com a participação de representantes de instituições, órgãos, associações e outros grupos envolvidos com a temática, sejam de áreas públicas, privadas ou da sociedade civil, enfatiza. “Esperamos não somente temas múltiplos, mas também as múltiplas visões sobre eles. Por exemplo, se a discussão for sobre trabalho, movimento sindical, o proponente deve convidar representantes de sindicatos. Se for segurança, trazer alguém deste campo de atuação. A ideia é fortalecer o diálogo entre a pesquisa, o ensino e a sociedade, por meio da cultura e da extensão.”

Em 2018, os Fóruns Permanentes comemoram 15 anos de criação. A iniciativa corresponde ao desejo da Universidade de reduzir a distância entre pensamento acadêmico e sociedade. A participação nos eventos é aberta ao público e as inscrições são online.

Fórum realizado este ano no Centro de Convenções