Fóruns Permanentes recebem propostas até 2 de março

A Diretoria de Cultura da Pró-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (Preac) da Unicamp recebe até 2 de março de 2018 submissões de propostas para os Fóruns Permanentes da Unicamp. As instruções para submissão estão disponíveis na página da Diretoria de Cultura e as propostas devem ser enviadas pelo email foruns@unicamp.br. Os textos serão avaliados por pesquisadores e professores indicados por representantes das diversas áreas do conhecimento da Universidade.

A expectativa da DCult é de que em 2018 sejam aprovadas, principalmente, propostas de eventos que além de promoverem a realização conjunta de diferentes áreas (humanas, artes, exatas, biológicas e tecnológicas), permitam o entrecruzamento de temas, como, por exemplo, Educação, Tecnologia e Cidadania; Desenvolvimento e Políticas Públicas; Cultura e Inovação, entre outros.  “Até 2017, os fóruns sempre trabalharam a interdisciplinaridade, mas a ideia é enfatizar as diversidades; sair do campo das disciplinas e pensar de forma transversal as várias questões importantes para a sociedade, a partir do olhar de diferentes campos do conhecimento”, explica a diretora associada da DCult, Carmen Lúcia Rodrigues Arruda (Malu).

Malu chama atenção também para a importância da diversificação na escolha de palestrantes. A ideia é enriquecer o debate com a participação de representantes de instituições, órgãos, associações e outros grupos envolvidos com a temática, sejam de áreas públicas, privadas ou da sociedade civil, enfatiza. “Esperamos não somente temas múltiplos, mas também as múltiplas visões sobre eles. Por exemplo, se a discussão for sobre trabalho, movimento sindical, o proponente deve convidar representantes de sindicatos. Se for segurança, trazer alguém deste campo de atuação. A ideia é fortalecer o diálogo entre a pesquisa, o ensino e a sociedade, por meio da cultura e da extensão.”

Em 2018, os Fóruns Permanentes comemoram 15 anos de criação. A iniciativa corresponde ao desejo da Universidade de reduzir a distância entre pensamento acadêmico e sociedade. A participação nos eventos é aberta ao público e as inscrições são online. 

 

 

Fórum realizado este ano no Centro de Convenções
Fórum realizado este ano no Centro de Convenções
Fórum realizado este ano no Centro de Convenções
Fórum realizado este ano no Centro de Convenções