Unicamp lança Instituto de Estudos Avançados

Promover uma reflexão colaborativa e interdisciplinar sobre temas que estão na fronteira do conhecimento, fortalecendo o desenvolvimento científico do país. Em síntese, esse é o objetivo do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), inaugurado hoje pela manhã na Unicamp. Com sede própria (onde era a agência do Banco Itaú, próximo à Reitoria), o Instituto já começou a atuar. Após cerimônia com autoridades e descerramento da placa, o Conselho Científico e Cultural, presidido pelo professor Carlos Vogt - reitor da Unicamp entre 1990 e 1994, fez sua primeira reunião. A agenda de atividades do IdEA, cuja coordenação é do professor Alcir Pécora, do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), inclui grandes eventos, publicações, formulação de projetos e grupos de pesquisa sobre diversas áreas do conhecimento. Também estão de volta à Unicamp os programas Artista Residente e Pesquisador Residente, a partir do ano que vem. O primeiro evento oficial a ser promovido pelo órgão é um seminário, cujo tema é “Pós-Verdade e Fake News”, a ser realizado junto com o jornal Folha de S. Paulo. A data está sendo definida.

O IdEA sucede dois outros órgãos que também tinham, entre suas respectivas atribuições, a missão de refletir sobre temas ligados ao avanço das ciências e humanidades: o Centro de Estudos Avançados (CEAv) e o Fórum Pensamento Estratégico (Penses).

Assista à reportagem produzida pela TV Unicamp:

Veja quem faz parte do Conselho Científico e Cultural do IdEA:

Carlos Alberto Vogt – Professor Emérito e professor. Titular da Unicamp.  Ex-reitor da Unicamp. Presidente do Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp - IdEA

Antonio Alcir Bernardez Pécora - Professor Titular da Área de Teoria Literária, Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp). Membro da Accademia Ambrosiana (Milão, Itália). Coordenador do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp – IdEA

Anderson Campos Fauth - Professor Associado do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp. Coordenador da colaboração Unicamp-UFF para estudo da atividade solar e mudanças climáticas globais. Coordenador Adjunto do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp - IdEA

Augusto Rodrigues – Presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta e Membro do Conselho Consultivo da Fundação Oseas.

Carlos Henrique Brito Cruz – Diretor Cientifico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp.

Celso Lafer – Professor Emérito e Professor Titular da Universidade de São Paulo. Ex-Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e das Relações Exteriores, Embaixador do Brasil junto a OMC e junto a ONU.

Erney Plessmann de Camargo – Professor Titular da UNIFESP e da Universidade de São Paulo. É Coordenador Científico da Fundação Conrado Wessel e Presidente da Fundação Butantã.

Eugenio Bucci – Professor Titular da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Superintendente de Comunicação Social da USP. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Helena Bonciani Nader - Professora Titular da Unifesp. Presidente da SBPC (2011-2017), membro da coordenação de biológicas da Fapesp e do Conselho Superior da Capes.

José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho – Boni – Economista, empresário, com atuação nas áreas de cultura, comunicação e entretenimento. Diretor Executivo do Grupo EPTV, do jornal A Cidade de Ribeirão Preto e da Tribuna Imprensa de Araraquara.

Maria Alice Setubal - Neca Setúbal como é conhecida é socióloga e doutora em Psicologia. É presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal e presidente do Conselho de Administração do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Martin Grosman - Professor Titular da Universidade de São Paulo. Integra no IES/USP a Comissão Científica da Academia Intercontinental e é o coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência. Coordena o Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado. Ocupa a vice-diretoria do Museu de Arte Contemporânea da USP.

Paulo Sérgio Pinheiro - Professor Titular de Ciência Política USP (aposentado) e presidente da Comissão da ONU de investigação sobre a República Árabe Síria, Genebra.

Ronald Cintra Shellard - Pesquisador titular e diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. É sócio da SBF, SBPC, APS, IOP e AAAS.

Wilson Ferreira Junior - Engenheiro Elétrico e Administrador de Empresas com Mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP).  Presidente da Eletrobrás.

Autoridades descerram placa do Instituto de Estudos Avançados
Autoridades descerram placa do Instituto de Estudos Avançados
Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp
Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp
Conselho Científico e Cultural, presidido pelo professor Carlos Vogt: primeira reunião
Conselho Científico e Cultural, presidido pelo professor Carlos Vogt: primeira reunião
Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp
Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp
Sede Instituto de Estudos Avançados da Unicamp
Sede Instituto de Estudos Avançados da Unicamp

Imagem de capa

Marca do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), inaugurado na Unicamp
Marca do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), inaugurado na Unicamp