Unicamp lança Instituto de Estudos Avançados

Promover uma reflexão colaborativa e interdisciplinar sobre temas que estão na fronteira do conhecimento, fortalecendo o desenvolvimento científico do país. Em síntese, esse é o objetivo do Instituto de Estudos Avançados (IdEA), inaugurado hoje pela manhã na Unicamp. Com sede própria (onde era a agência do Banco Itaú, próximo à Reitoria), o Instituto já começou a atuar. Após cerimônia com autoridades e descerramento da placa, o Conselho Científico e Cultural, presidido pelo professor Carlos Vogt - reitor da Unicamp entre 1990 e 1994, fez sua primeira reunião. A agenda de atividades do IdEA, cuja coordenação é do professor Alcir Pécora, do IEL (Instituto de Estudos da Linguagem), inclui grandes eventos, publicações, formulação de projetos e grupos de pesquisa sobre diversas áreas do conhecimento. Também estão de volta à Unicamp os programas Artista Residente e Pesquisador Residente, a partir do ano que vem. O primeiro evento oficial a ser promovido pelo órgão é um seminário, cujo tema é “Pós-Verdade e Fake News”, a ser realizado junto com o jornal Folha de S. Paulo. A data está sendo definida.

O IdEA sucede dois outros órgãos que também tinham, entre suas respectivas atribuições, a missão de refletir sobre temas ligados ao avanço das ciências e humanidades: o Centro de Estudos Avançados (CEAv) e o Fórum Pensamento Estratégico (Penses).

Assista à reportagem produzida pela TV Unicamp:

Veja quem faz parte do Conselho Científico e Cultural do IdEA:

Carlos Alberto Vogt – Professor Emérito e professor. Titular da Unicamp.  Ex-reitor da Unicamp. Presidente do Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp - IdEA

Antonio Alcir Bernardez Pécora - Professor Titular da Área de Teoria Literária, Instituto de Estudos da Linguagem (Unicamp). Membro da Accademia Ambrosiana (Milão, Itália). Coordenador do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp – IdEA

Anderson Campos Fauth - Professor Associado do Instituto de Física Gleb Wataghin da Unicamp. Coordenador da colaboração Unicamp-UFF para estudo da atividade solar e mudanças climáticas globais. Coordenador Adjunto do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp - IdEA

Augusto Rodrigues – Presidente do Conselho Curador da Fundação Padre Anchieta e Membro do Conselho Consultivo da Fundação Oseas.

Carlos Henrique Brito Cruz – Diretor Cientifico da Fapesp e ex-reitor da Unicamp.

Celso Lafer – Professor Emérito e Professor Titular da Universidade de São Paulo. Ex-Ministro de Desenvolvimento, Indústria e Comércio e das Relações Exteriores, Embaixador do Brasil junto a OMC e junto a ONU.

Erney Plessmann de Camargo – Professor Titular da UNIFESP e da Universidade de São Paulo. É Coordenador Científico da Fundação Conrado Wessel e Presidente da Fundação Butantã.

Eugenio Bucci – Professor Titular da Escola de Comunicação e Artes (ECA-USP). Superintendente de Comunicação Social da USP. Membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP.

Helena Bonciani Nader - Professora Titular da Unifesp. Presidente da SBPC (2011-2017), membro da coordenação de biológicas da Fapesp e do Conselho Superior da Capes.

José Bonifácio Coutinho Nogueira Filho – Boni – Economista, empresário, com atuação nas áreas de cultura, comunicação e entretenimento. Diretor Executivo do Grupo EPTV, do jornal A Cidade de Ribeirão Preto e da Tribuna Imprensa de Araraquara.

Maria Alice Setubal - Neca Setúbal como é conhecida é socióloga e doutora em Psicologia. É presidente do Conselho Consultivo da Fundação Tide Setubal e presidente do Conselho de Administração do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).

Martin Grosman - Professor Titular da Universidade de São Paulo. Integra no IES/USP a Comissão Científica da Academia Intercontinental e é o coordenador acadêmico da Cátedra Olavo Setúbal de Arte, Cultura e Ciência. Coordena o Grupo de Pesquisa Fórum Permanente: Sistema Cultural entre o Público e o Privado. Ocupa a vice-diretoria do Museu de Arte Contemporânea da USP.

Paulo Sérgio Pinheiro - Professor Titular de Ciência Política USP (aposentado) e presidente da Comissão da ONU de investigação sobre a República Árabe Síria, Genebra.

Ronald Cintra Shellard - Pesquisador titular e diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas. É sócio da SBF, SBPC, APS, IOP e AAAS.

Wilson Ferreira Junior - Engenheiro Elétrico e Administrador de Empresas com Mestrado em Energia pela Universidade de São Paulo (USP).  Presidente da Eletrobrás.

Autoridades descerram placa do Instituto de Estudos Avançados
Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp
Conselho Científico e Cultural, presidido pelo professor Carlos Vogt: primeira reunião
Carlos Vogt, presidente do Conselho Científico e Cultural do Instituto de Estudos Avançados da Unicamp