Artistas falam sobre africanidades nas artes e no cinema em fórum do dia 28

Fórum
Cinema, obras de arte e a performance “Pisando em Ovos” compõem a programação do Fórum “Estéticas das Resistências: africanidades e narrativas diaspóricas”, nesta terça-feira (28), a partir das 8h30, no Centro de Convenções da Unicamp. De acordo com os organizadores, o fórum oferece como temas-chave para o presente debate “o pós-colonialismo e o multiculturalismo, a identidade e a diferença, a performance de gênero, as relações étnico-raciais e as estéticas das resistências para a compreensão da arte e da cultura”. As inscrições podem ser feitas na página do
evento e no local de sua realização.

A integrante do Elviras – Coletivo de Mulheres Críticas de Cinema Kênia Freitas fala sobre poéticas e estéticas na perspectiva das cineastas negras. Já Noel Santos Carvalho pergunta: “É possível um cinema negro nacional e popular?” Na mesma mesa, Carolin Overhoff Ferreira fala sobre “Nostalgia, luto e melancolia em 40 anos de produção sobre e nos Países de Língua Oficial Portuguesa”, enquanto Daniel Lima apresenta a experiência da Frente 3 de Fevereiro, coletivo de pesquisa e ação direta, que busca levantar o debate sobre o racismo do Brasil, em especial o racismo policial por meio de artes visuais, teatro, poesia, audiovisual, aulas, debates e outras formas de expressão.

A abertura, às 9 horas, conta com a conferência “Enquadramentos: arte contemporânea no Brasil e as coisas que (não) existem ou a vibração do agora.”, pela curadora independente Fabiana Lopes. Radicada em Nova York e São Paulo, a doutoranda da Universidade de Nova York pesquisa a produção de artistas afro-brasileiros contemporâneos.

Em seguida, o artista visual e doutorando da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (USP) Daniel Lima e a curadora e diretora criativa Diane Lima compõem a primeira mesa, intitulada “Resistências históricas e processos de criação”. Eles apresentam, respectivamente, as palestras “Agora Somos Todos Negros?” e “AfroTranscendências: Tempo de Cura.

Último da série de 2017 dos Fóruns Permanentes da Unicamp, realizados pela Pró-Reitoria de Extensão da Universidade, o evento se insere nas reflexões do Dia da Consciência Negra. A organização é do professor do Instituto de Artes Gilberto Alexandre Sobrinho.

Fórum “Estéticas das Resistências: africanidades e narrativas diaspóricas”

Às 8h30

Africanidades e narrativas diaspóricas