Hack the Campus anuncia vencedores

Autoria
Vencedores da competição, são três rapazes sentados com a camiseta do evento e uma garota mostrando um diploma da premiação
A equipe vencedora da competição: documentos mais acessíveis

Uma solução tecnológica de conversão e tratamento de documentos para formatos mais acessíveis rendeu o primeiro lugar à equipe denominada Racatão, participante do evento Hack the Campus, um “hackathon” focado em transparência e open data, realizado de sexta-feira (27) a domingo (29), no auditório do Instituto de Computação (IC) da Unicamp (leia a matéria).  Formada por Gustavo Aguiar, Douglas Amorim de Oliveira e Lucas Albertine de Godoi, da USP São Carlos, e Rose Landeira, da Unicamp, a equipe recebeu um prêmio de mil reais.

Em segundo lugar ficou a equipe One for All, que desenvolveu um super repositório de informações e dados com georreferenciamento, formada por Davi Cunha, João Pimentel, William Massuda e Leonardo Souza, todos da Unicamp. Terceira colocada, a equipe Chelsea desenvolveu um robô que interage com o público dando respostas às dúvidas mais frequentes relacionadas à transparência. Fizeram parte os estudantes Guilherme Lucas Silva, Vitor Falcão da Rocha, Mariana Bisca e Jardel Santos, da Unicamp.

Os projetos foram julgados de acordo com a criatividade​ ​de​ ​uso​ ​dos​ ​dados​ ​e​ ​da​ ​solução, a utilidade​ ​para​ ​a​ ​população, ou seja, se ele contribuiu para a difusão de informações pela comunidade, a dificuldade​ ​técnica​ ​da​ ​implementação e ainda o aprendizado​ ​e​ ​evolução​ ​da​ ​equipe. Como já tinha acontecido na abertura do evento, na sexta-feira (28), o reitor Marcelo Knobel também esteve no encerramento do Hack the Campus, na tarde do domingo (29). A Pró-Reitora de Desenvolvimento Universitário, Marisa Beppu e a pró-reitora de Graduação, Eliana Amaral, também estiveram no IC, assim como o diretor da unidade, o professor Rodolfo Jardim de Azevedo.

O reitor Marcelo Knobel, na premiação aparece na frente do auditório em pé junto dos primeiros colocados
O reitor Marcelo Knobel, na premiação, junto aos primeiros colocados
A equipe que ficou com o segundo lugar aparece no palco do auditório junto do reitor
Equipe que ficou com o segundo lugar