Unicamp e Agemcamp juntos no Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado da RMC

Autoria
Edição de imagem
Na pauta da Agemcamp, contrato com a Unciamp
Na pauta da Agemcamp, contrato com a Unicamp

A Unicamp assinou na manhã desta terça-feira (24), na sala do Conselho Universitário (Consu) da instituição, um contrato com a Agência Metropolitana de Campinas (Agemcamp) para a elaboração do Plano de Desenvolvimento Urbano Integrado (PDUI). Esse contrato e um termo de compromisso foram assinados por todos os prefeitos presentes à 189ª reunião do Conselho de Desenvolvimento da Região Metropolitana de Campinas (CD-RMC), realizada pela primeira vez na Universidade.

Além do reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, a reunião contou a presença de lideranças políticas da RMC, formada hoje por 20 municípios, e de autoridades universitárias. A Agência Metropolitana de Campinas é uma autarquia estadual, vinculada à Secretaria da Casa Civil, com sede e foro no município de Campinas, que tem por finalidade integrar a organização, o planejamento e a execução das funções públicas de interesse comum na região. 

O prefeito de Santa Bárbara D'Oeste Denis Andia, presidente da CD-RMC, introduziu a reunião agradecendo a Unicamp que sedia esse encontro. "Esse trabalho resulta de várias parcerias, deve ser desenvolvido em conjunto e ser feito em prol dos municípios, sobretudo na área da saúde, como a da Unicamp, que é referência para essa grande região", frisou. 

O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, fala de expandir o Profis para a RMC
O reitor da Unicamp, Marcelo Knobel, fala de expandir o Profis para a RMC

Marcelo Knobel falou da importância de trabalhar conjuntamente com as prefeituras da região para retomar e ampliar alguns projetos não realizados no passado. Ele disse que uma ideia é expandir o sistema de cotas do Programa de Formação Interdisciplinar Superior (Profis) para ingresso na Universidade sem necessidade de vestibular. “Hoje, o Profis contempla somente o município de Campinas, que é o nosso projeto piloto, mas pretendemos estender essa iniciativa a outras cidades envolvidas nessa parceria."

Antes de assinar o contrato, o reitor convidou a todos para participarem amanhã (25) do evento InovaCampinas no Expo Dom Pedro, no Dom Pedro Shopping, em Campinas, um encontro sobre empreendedorismo e oportunidade de novos negócios, onde são esperadas mais de três mil pessoas. 

O subsecretário de Estado de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas, Edmir Mesquita, ressaltou que a Unicamp tem tido um caráter simbólico no enfrentamento dos seus desafios, que a sua contribuição é crucial e também tem um caráter concreto nesse momento. “O papel da Universidade é estratégico em nosso país, ao emprestar os seus valores para a nossa sociedade, a sua inteligência e a sua visão de mundo nesse momento dramático da vida nacional. Esse seguramente é um dos passos mais importantes que demos até aqui. É uma parceria altamente produtiva em que a união de esforços será fundamental no planejamento estratégico da nossa região”, acentuou Edmir. 
 

O presidente do Conselho da RMC Denis Andia
O presidente do Conselho da RMC Denis Andia
Edmir Mesquita, subsecretário de Estado de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas
Edmir Mesquita, subsecretário de Estado de Desenvolvimento das Regiões Metropolitanas


Radar Meteorológico
O pró-reitor de pesquisa da Unicamp Munir Skaf Salomão e a pesquisadora do Centro de Pesquisas Meteorológicas e Climáticas Aplicadas à Agricultura/Unicamp (Cepagri) Ana Ávila apresentaram aos participantes da reunião o Radar Meteorológico, um projeto temático da Fapesp desenvolvido com as três universidades estaduais paulistas. Trata-se de um sistema de informações sobre eventos meteorológicos extremos, que vai do radar à população. É denominado SOS Chuva, Sistema de Observação e Previsão de Tempo Severo, fazendo a previsão do monitoramento dos sistemas meteorológicos mediante uma metodologia inovadora, uma vez que as pessoas podem ter acesso ao sistema.

Segundo a meteorologista, "essa é uma espécie de Waze com informações em tempo real, com um raio de ação de 60 km, que realiza a previsão de tempo em curto prazo. Apesar de sua relevância, o projeto tem duração de apenas dois anos, visto que o seu radar é itinerante e em breve deve ser levado ao Sul do país e depois à Argentina", revelou Ana Ávila. O pró-reitor de pesquisa Munir Skaf sublinhou que "prever eventos climáticos extremos é de grande relevância para a nossa região tanto com relação a vidas humanas, enchentes, ventos fortes e devastadores quanto do ponto de vista da economia dos nossos municípios. Dependemos desses dados, de registrá-los, coletá-los e fazer previsões". 

Os participantes do conselho demandaram sobre o assunto, que deve merecer uma atenção especial dos 20 municípios da RMC, principalmente para prover de informações o setor da agricultura, que necessita desses dados do SOS Chuva.

 

Autoridades se reúnem na Unicamp para discutir interesses da RMC
A meteorologista do Cepagri da Unicamp Ana Ávila
O pró-reitor de pesquisa da Unicamp Munir Skaf
Imagem de capa
Contrato é assinado na sala do Consu

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”