Volta da Unicamp chega à sua oitava edição promovendo a prática regular de atividades físicas

Autoria

O campus de Barão Geraldo receberá no dia 29 de outubro, domingo, a oitava edição da Volta da Unicamp, corrida que já faz parte do calendário das provas de rua de Campinas. É organizada pela Faculdade de Educação Física (FEF), com apoio do Grupo Gestor de Benefícios Sociais, Prefeitura do Campus e Campus Tranquilo.

Imagem mostra a largada da sexta edição da Volta da Unicamp, realizada em 2015. Na foto temos vários participantes correndo em direção à esquerda, de ambos os sexos, passando por baixo do arco que sinaliza a linha de largada e chegada.
Largada da 6ª edição da Volta da Unicamp em 2015

Criada em 2010 junto com o 'boom' das corridas de rua no Brasil, a Volta da Unicamp foi uma iniciativa dos então estudantes Tiago Guedes Russomanno, hoje professor da Universidade de Brasília, e José Vítor Vieira Salgado, que recentemente defendeu uma tese de doutorado sobre perfil de corredores de rua amadores. Ambos eram alunos de uma disciplina do professor Miguel de Arruda, atual diretor da Faculdade de Educação Física (FEF). "Sempre no inicio da minha disciplina eu faço uma corrida longa com o pessoal. Os dois nunca haviam realizado uma corrida na vida, mas se interessaram tanto pelo tema que depois de um tempo propuseram criar a Volta da Unicamp. Enquanto eles foram alunos organizaram a prova", conta o professor Miguel de Arruda.

A Volta da Unicamp é inspirada pela tradicional Volta da USP, e por uma efêmera corrida realizada em 1989 junto com um congresso de cardiologia organizada por Asdrúbal Ferreira Batista, professor da FEF e então técnico da lendária equipe de atletismo da Funilense. Voltada para o competidor amador, o percurso da prova pode ser de 5km em volta do campus, ou de 10km em duas voltas.

Imagem de uma corredora mulher cruzando a linha de chegada da edição de 2015 da Volta da Unicamp. Na foto ela corre para a direita, com os braços levantados enquanto passa pela faixa que sinaliza o fim da prova segurada por membros da organização da prova
Corredora termina a sexta edição da Volta da Unicamp de 2015

Não sendo voltada para o alto desempenho, a Volta da Unicamp busca realizar a integração da comunidade interna e externa da universidade, promovendo as saúde e sustentabilidade em um evento esportivo para toda a família. Ao longo de suas edições, a Volta da Unicamp sempre desenvolveu atividades acadêmicas com os estudantes da FEF e pesquisas com os participantes sobre desempenho motor e motivação para correr.

Todas as suas edições tiveram a participação de 11.600 participantes inscritos. Somando a participação de corredores sem inscrição, os chamados pipocas, a organização estima que a prova possa ter contato até cerca de 20 mil pessoas correndo pelas ruas e avenidas da Unicamp. "Jamais teremos premiação em valores pecuniários, somente o troféu. O que queremos é a participação da comunidade no evento, e motivar para a prática regular de atividades físicas", explica Miguel de Arruda. "Nos indicadores de saúde, uma busca pela melhoria da qualidade de vida vem com a prática regular de atividades físicas. E o exercício mais simples e prazeroso, com contato com a natureza e seu entorno, é a caminhada ou a corrida".

Imagem com a largada dos corredores cadeirantes da Volta da Unicamp de 2015. Na foto, três cadeirantes estão junto com outros atletas, de ambos os sexos, passando pela largada sentido direita.
Imagem de um corredor homem cruzando a linha de chegada da edição de 2015 da Volta da Unicamp. Na foto ele corre para a direita enquanto passa pela faixa que sinaliza o fim da corrida segurada por membros da organização da prova
Imagem de um adulto e uma criança cruzando a linha de chegada da edição de 2015 da Volta da Unicamp. Na foto eles correm de mãos dadas para a direita enquanto passam pela faixa que sinaliza o fim da corrida ao lado de membros da organização da prova
Imagem de um corredor cadeirante homem cruzando a linha de chegada da edição de 2015 da Volta da Unicamp. Na foto ele corre para a direita enquanto passa pela faixa que sinaliza o fim da prova segurada por membros da organização
Imagem de um corredor homem cruzando a linha de chegada da edição de 2015 da Volta da Unicamp. Na foto ele pula em direção para a direita com os braços levantados enquanto passa pela faixa que sinaliza o fim da prova segurada por membros da organização