Morre Florência Menegalli, professora da FEA

Autoria
A professora Florência Menegalli durante evento

Faleceu no último dia 12 deste mês em Campinas, aos 73 anos, a docente da Unicamp Florência Cecília Menegalli. Ela era professora titular da Faculdade de Engenharia de Alimentos (FEA) e, nos últimos anos, atuava como professora colaboradora dessa faculdade, desde que se aposentou em junho de 2014. Florência era argentina, mas viveu grande parte de sua trajetória científica no Brasil.

Fez a sua graduação e o seu doutorado em Ciências Químicas pela Universidad de Buenos Aires, Argentina, entre as décadas de 1960 e 1970. Alcançou três pós-doutorados: pela Universidad de Huelva Escuela Politécnica (1999), pelo Laboratoire de Genié Des Procédés de Pau (1997) e pela Universidade do Porto (2004). Recebeu diversos prêmios. Só em 2014, foram três: o Capes de Tese na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos da Capes, o Prêmio Vale Capes de Ciência e Sustentabilidade (menção honrosa), e o Prêmio de Mérito Científico do Pibic.

A FEA enviou nota de condolências à família, amigos e comunidade da Unicamp. A professora Miriam Dupas Hubinger, amiga de Departamento de Engenharia de Alimentos, contou que Florência foi uma lutadora, uma colaboradora entusiasta e valorosa. "Ela era comunicativa e apreciava muito a relação com seus alunos, com os pesquisadores e professores. Ultimamente orientava cinco projetos de tese na pós-graduação. Foi uma grande perda pessoal, para a FEA e para a Unicamp", manifestou.

Conheça alguns trabalhos orientados pela professora Florência que foram publicados no Jornal da Unicamp:

Pesquisadoras da FEA desenvolvem tomate em pó
Pesquisadora desenvolve embalagem à base de farinha de tubérculo andino
Pesquisadores desenvolvem biofilme comestível

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”