Unicamp renegocia contratos para reduzir gastos

A Unicamp está renegociando os contratos celebrados com fornecedores e prestadores de serviços com o objetivo de reduzir os valores originalmente estabelecidos. A missão está a cargo de um Grupo de Trabalho (GT) designado por portaria assinada pelo reitor Marcelo Knobel em 28 de agosto último. De acordo com o titular da Diretoria Executiva de Administração (DEA) e presidente do GT, professor Roberto Rodrigues Paes, as conversações entre as partes têm ocorrido em alto nível, com acordos já formalizados e outros em discussão.

Atualmente, a Universidade mantém em vigor cerca de 700 contratos com terceiros, que envolvem o fornecimento de insumos e a prestação de serviços, como limpeza e segurança, entre outros. O GT está renegociando os 25 maiores em termos de valores desembolsados pela instituição. Segundo o diretor executivo da DEA, a conversação está sendo feita com cada um dos contratados. “Apesar do momento difícil da economia brasileira, que afeta a todos indistintamente, o diálogo tem sido muito produtivo”, considera.

O professor Roberto Paes revela que o GT conseguiu renegociar alguns contratos já na primeira rodada de conversação. “Agora, estamos promovendo a segunda rodada. Nossa expectativa é reduzirmos os valores dos 25 contratos, de modo a contribuir para diminuir o déficit orçamentário da Unicamp”. O docente evita falar em números, para não atrapalhar as conversas em curso. “Mas posso adiantar que já obtivemos alguns acordos muito interessantes. Vale destacar que a renegociação tem como premissa não mexer no escopo dos contratos, ou seja, não alterar a qualidade dos insumos ou serviços fornecidos”.

Dentro de 60 dias, o GT elaborará um relatório preliminar detalhando cada uma das renegociações realizadas. Ao final de 90 dias, será apresentado o relatório final. A renegociação dos contratos com terceiros é uma das medidas determinadas pela Administração Central para enfrentar a crise orçamentária da Universidade, causada pela baixa atividade econômica do Brasil. A Unicamp adotou outras iniciativas com o mesmo objetivo, como o corte de 30% nas gratificações pagas a docentes, pesquisadores e funcionários e o cancelamento, para 2017, do pagamento de quatro prêmios institucionais, concedidos a docentes, pesquisadores e funcionários.

Integrantes do Grupo de Trabalho

Roberto Rodrigues Paes (DEA)

Eduardo Spinelli (DEA)

Andrei Vinícius Gomes Narcizo (DGA)