Teoria proposta por Nobel de Economia pode contribuir para o bem-estar social

Edição de imagem

 

Richard Thaler, ganhador do Prêmio Nobel de Economia em foto de divulgação, veste uma camisa azul e sorri
O ganhador do Prêmio Nobel de Economia Richard H. Thaler | Reprodução: University Chicago

Um consumidor que compra uma televisão moderna talvez não conheça a melhor configuração para fazer um bom uso do aparelho. Nesse caso, se o equipamento já vem pré-configurado, de acordo com a melhor escolha apontada por técnicos especialistas, será algo positivo para ele. Isso não quer dizer que o consumidor não terá liberdade para alterar as configurações, mas, recebendo a melhor sugestão de uso, terá desde o início uma melhor experiência com o uso do equipamento.

A escolha prévia, feita de forma racional e por pessoas capacitadas, é o que o economista Richard H. Thaler, ganhador do Prêmio Nobel de Economia 2017, chamaria de “Nudge”, ou “cutucada”, segundo tradução do professor Fernando Nogueira da Costa, do Instituto de Economia da Unicamp, estudioso da área de Economia Comportamental e conhecedor da obra de Thaler.

 

ghgfhf
Fernando Nogueira da Costa: escolha certa para a tomada de decisões financeiras

Thaler, 72 anos, é americano, professor da Universidade de Chicago e coautor (com Cass Sunstein) do livro “Nudge – O Empurrão para a Escolha Certa”. O anúncio do Prêmio Nobel de Economia foi na manhã desta segunda-feira, 9. A história do consumidor foi a maneira que o professor Fernando encontrou para explicar de maneira muito didática uma das principais contribuições de Thaler para a economia.

Segundo o docente da Unicamp, o fato de Thaler ter ganho o Nobel, significa que a Academia Sueca de Ciências preza por inovação nas políticas que visam a melhoria do bem-estar social. “Se todo o conhecimento humano ajudar na tomada de melhores decisões e se esse conhecimento for socializado, melhor para todos nós”, pontuou. O professor lembra aos críticos conservadores da proposta de Thaler que a liberdade de escolha individual continua existindo, pois qualquer um poderá alterar a orientação prévia  ou "default".

Em um post em seu blog o professor da Unicamp detalhou a teoria desenvolvida por Thaler e suas principais contribuições, inclusive com vários exemplos práticos. A Economia Comportamental, segundo Costa, critica a premissa da teoria econômica de que as decisões tomadas por agentes econômicos são tomadas sempre de maneira racional. Para a corrente comportamental a influência do componente emotivo e estressante influencia a tomada de decisões e pode levar a equívocos. Por isso, a ideia de Thaler, do “empurrão para orientar uma escolha certa” merece a premiação.

Campanha pelo desarmamento nuclear vence Nobel da Paz

Kazuo Ishiguro, escritor nipo-britânico, ganha o Nobel de Literatura

Criomicroscopia eletrônica rende prêmio Nobel de Química a pesquisadores suíço, escocês e alemão

2017: o início da Era da Astronomia de Ondas Gravitacionais

Prêmio Nobel de Medicina a norte-americanos deve incrementar pesquisas em cronobiologia, diz especialista

 

Imagem de capa
 O ganhador do Prêmio Nobel de Economia Richard H. Thaler

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”