Deep learning é tecnologia de aprendizado de máquina que mais cresce em todo o mundo

Autoria
Fotos
Edição de imagem

Startup ligada à Unicamp é pioneira na oferta de treinamento no Brasil.
Próxima oportunidade será em São Paulo, a partir do dia 7


Nos últimos anos, a Inteligência Artificial vem ganhando importância e gerando expectativas cada vez maiores, a partir do uso inédito em 2012, em uma conhecida competição de Visão por Computador denominada ImageNet, de uma técnica de inteligência artificial denominada deep learning (DL). Deep learning é uma tecnologia disruptiva de aprendizado de máquina com alto desempenho na resolução de problemas complexos e flexibilidade de aplicação de seus algoritmos. Dentre as principais aplicações estão o reconhecimento de imagens, voz e texto; a previsão de eventos e desenvolvimento de sistemas de recomendação, por exemplo para tornar a experiência do cliente única; e a detecção de anomalias, por exemplo para detecção de fraudes.


deep learning apresenta enormes vantagens na comparação com técnicas clássicas de aprendizagem de máquina e, inclusive, supera o desempenho humano em problemas que envolvam a análise de grandes volumes de dados não estruturados. Gigantes como Google, Microsoft e Facebook estão apostando todas as suas fichas em DL, e a previsão é que esse mercado seja de quase 2 bilhões de dólares em cinco anos. No Brasil, no entanto, ainda são pouquíssimas as empresas que utilizam DL.

Com o objetivo de acelerar a adoção do deep learning no Brasil, Roberto Lotufo, professor Titular aposentado e pesquisador colaborador da Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação (FEEC) da Unicamp, ex-diretor da Agência de Inovação da Universidade e pioneiro na oferta de cursos de extensão em DL, criou a empresa NeuralMind, em parceria com Patricia Magalhães de Toledo, engenheira de produção com grande experiência em gestão da inovação, que também dirigiu a Agência de Inovação da Unicamp. “Esta é uma área que está revolucionando vários setores. Com o deep learning, o computador consegue interpretar uma imagem melhor que o ser humano, consegue reconhecimento de voz e processamento de texto em uma escala antes impensável. No Brasil, no entanto, ainda existe muita confusão entre sistemas especialistas, aprendizado de máquina e deep learning, com poucas pessoas conseguindo distinguir as diferenças”, comenta Lotufo.

Nesse contexto, a NeuralMind reúne especialistas em inteligência artificial dedicados a desenvolver e implementar soluções para diversos tipos de organizações, o que envolve, dentre outras atividades, a oferta de cursos. Nos dias 7 e 21 de outubro e 4 de novembro, em São Paulo – na Chácara Santo Antônio, por meio de parceria com a Spread Tecnologia e Genova Empreendedorismo –, será oferecido o curso “Deep Learning na Prática”, com carga horária total de 24 horas e aulas aos sábados, das 9 às 18 horas. Os objetivos são avançar na compreensão dos fundamentos do DL e projetar e treinar redes neurais convolucionais através do desenvolvimento de aplicações escritas em Python. Como é um curso no nível Avançado, o público-alvo é formado por desenvolvedores de aplicações graduados em Engenharia, Ciências da Computação e Ciência de Dados. “Queremos que os participantes sejam capazes de desenvolver aplicações reais. Eu sempre uso esses dois ingredientes, teoria e prática, juntos nos meus cursos. Assim, os conceitos teóricos são assimilados através da programação e da realização de experimentos práticos”, descreve Lotufo.


Outro diferencial é a qualificação do corpo docente. Além de Lotufo – que também é pesquisador do Instituto Brasileiro de Neurociência e Neurotecnologia (BRAINN Fapesp) –, estão na equipe responsável pelo conteúdo Rubens C. Machado, pesquisador aposentado do Centro de Tecnologia da Informação Renato Archer com experiência em redes neurais desde a década de 1980, e Rodrigo Nogueira, atualmente fazendo o doutorado na New York University, nos Estados Unidos. Os três venceram, em 2015, a competição internacional de detecção de vivacidade em fingerprint LivDet, com solução utilizando deep learning. Além deles, participa Yugo Kuno, doutorando em Engenharia Elétrica na Unicamp.

“Eu acredito que somos os únicos a oferecer de forma presencial e regular cursos teórico-práticos de deep learning no Brasil. Existem cursos online gratuitos, mas entendemos que nossos cursos presenciais permitem melhor acompanhamento e entendimento do participante, além da oportunidade prática de acompanhamento no desenvolvimento de um projeto e treinamento de uma rede neural profunda para problemas reais. Nós procuramos acompanhar o estado da arte em deep learning e oferecermos no Brasil a mesma qualidade de cursos internacionais”, conclui Lotufo.

Mais informações sobre o curso, inclusive programa e procedimentos para inscrição, estão no site da NeuralMind, em neuralmindtech.com.br. Lá também estão dois outros cursos que serão ofertados ainda em 2017: “Compreendendo o DL”, nível Iniciante, com 8 horas de duração, em Campinas, no dia 14 de outubro; e “DL Acelerado”, nível Intermediário, com 24 horas, também em Campinas, nos dias 30/11 e 1 e 2/12. Também haverá nova oferta do “Deep Learning na Prática” em Campinas, em novembro e dezembro. Confira em neuralmindtech.com.br.

 

Imagem de capa
NeuralMind, Startup ligada à Unicamp

twitter_icofacebook_ico

Atualidades

A honraria foi aprovada por unanimidade pelo plenário da Câmara Municipal de Campinas 

As instituições são avaliadas a partir de cinco critérios: qualidade do ensino, pesquisa científica, mercado de trabalho, inovação e internacionalização

O professor de Direito Internacional  da Unicamp Luís Renato Vedovato foi o convidado do videocast Analisa, uma produção da Secretaria Executiva de Comunicação

Cultura & Sociedade

O coral leva um repertório de música popular brasileira, com as canções da parceria Toquinho e Vinícius, e o samba paulista de Adoniran Barbosa

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”