Unicamp estuda a possibilidade de criação de uma pós-graduação em relações étnico-raciais

Reunião nas dependências do Gabinete do Reitor. Além dos reitores, participaram as professoras Daniella Gatti e Ana Maria de Almeida
Encontro na sala de reuniões: reitores e as professoras Daniella Gatti, assessora da PRG, e Ana Maria de Almeida, coordenadora adjunta da Comvest

O reitor da Unicamp Marcelo Knobel reuniu-se com o reitor da Faculdade Zumbi dos Palmares José Vicente na tarde desta quinta-feira (28) para discutir demandas comuns, todas na direção de uma maior inclusão de estudantes negros. Ficou acordado que ambos se reencontrarão em breve para a assinatura de um convênio de cooperação nessa linha. Além dos reitores, participaram do encontro as professoras Daniella Gatti, assessora da Pró-Reitoria de Graduação (PRG), e Ana Maria de Almeida, coordenadora adjunta da Comissão para os Vestibulares da Unicamp (Comvest).

A Faculdade Zumbi dos Palmares é a primeira instituição de ensino superior com foco na inclusão de estudantes negros na América Latina, com 90% de sua clientela composta por esse público. A Unicamp também tem importantes iniciativas nessa linha de garantir o acesso de estudantes negros à Universidade, principalmente por meio dos seus programas de ação afirmativa. “Necessitamos avançar nesse assunto. Falta mobilidade no Brasil nessa linha", afirmou Marcelo Knobel. Ele ainda reforçou que pretende ajudar no que for preciso e que a Unicamp está estudando a possibilidade de formatar um curso de pós-graduação na área de relações étnico-raciais. "A ideia é ampliar o acesso na pós-graduação", disse.

Encontro entre reitores na Unicamp. A professora Ana Maria de Almeida, ao fundo
Encontro entre os reitores da Unicamp e da Faculdade Zumbi dos Palmares. A professora Ana Maria de Almeida, coordenadora adjunta da Comvest, ao fundo

O reitor da Zumbi dos Palmares comentou que essa é uma grande oportunidade de parceria, já que o Brasil tem hoje 800 mil jovens negros nas suas universidades. “Temos agora como desafio colocar 800 mil 'Joaquins Barbosas' no mercado de trabalho. Com a graduação e a pós, esses meninos estarão prontos para migrarem para o ambiente corporativo. Contamos com o apoio da Unicamp.”

José Vicente anunciou ainda que o reitor da Unicamp receberá no próximo mês o Troféu Raça Negra da ONG Afrobras, em parceria com a Faculdade Zumbi dos Palmares, uma distinção a pessoas com atuação no combate ao preconceito, à intolerância e à discriminação. Ele também aproveitou para convidar a comunidade da Unicamp para participar da FlinkSampa, de 16 a 18 de novembro, na sede da Faculdade Zumbi dos Palmares, com a presença de renomados escritores nacionais e internacionais, profissionais do cinema e das artes. Veja algumas ações da Zumbi dos Palmares no Portal Afrobras.