Unicamp é parceira estratégica da Universidade de Hamburgo

grupo

Professores, funcionários e estudantes da Universidade de Hamburgo (UHH) estão em visita à Unicamp para estreitar relações e articular novos projetos. A Unicamp é uma das três universidades latino-americanas eleitas como parceiras estratégicas da universidade alemã. Com representantes de cada uma das faculdades que as duas instituições tem em comum, a comitiva foi recebida pelo reitor da Unicamp Marcelo Knobel na manhã desta quarta-feira (20), na sala do Consu. Estiveram presentes a coordenadora-geral da Unicamp Teresa Atvars, o diretor executivo de relações internacionais (Deri) Mariano Laplane, a pró-reitora de graduação Eliana Amaral e o diretor executivo da Agência de Inovação (Inova) Newton Frateschi.

reitor da Unicamp e vice-reitora da universidade de Hamburgo
Susanne Rupp, vice-presidente da Universidade de Hamburgo e Marcelo Knobel reitor da Unicamp

“Estamos muito felizes com o progresso desse relacionamento. A Universidade de Hamburgo, uma das melhores universidades da Alemanha, é uma parceira estratégica para a Unicamp. Temos todo interesse em avançar cada vez mais nas iniciativas conjuntas”, afirmou o reitor.

O acordo entre as duas universidades assinado em 2012 já rendeu frutos. Foram mais de 200 trabalhos publicados em coautoria, além de intercâmbios de estudantes, professores e pesquisadores. “Alguns colegas já têm relações muito bem estabelecidas com parceiros aqui na Unicamp. Nós gostaríamos de descobrir se há ainda mais possibilidades de colaboração para nossas faculdades. Essa é a razão pela qual viemos aqui”, explicou Susanne Rupp, vice-presidente da Universidade de Hamburgo, que liderou a comitiva.

publico em audit´rio
Unicamp recebe a comitiva alemã

Para o diretor da Deri, a visita deve contribuir também com o planejamento das estratégias de internacionalização da Unicamp. “A visão estratégica sobre a internacionalização apresentada aqui pela Universidade de Hamburgo está em consonância com nossos objetivos. Podemos aprender como eles para que desenvolver e atualizar as nossas estratégias”, afirmou Laplane, que assumiu seu cargo no dia 20 de setembro após deixar a presidência do Centro de Gestão de Estudos Estratégicos (CGEE), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação e Comunicações (MCTIC).

homem
Mariano Laplane, diretor executivo de relações internacionais da Unicamp

A comitiva participará de encontros com professores e pesquisadores de diversas faculdades, institutos e laboratórios da Universidade. Dentre eles o Intituto de Matemática, estatística e computação científica (Imecc), o Instituto de Filosofia e Ciência Humanas (Ifch), Istituto de Estudos da Linguagem (Iel), Instituto de Biologia (IB), Instituto de Economia (IE), Faculdade de Ciências Médicas (FCM) e Faculdade de Educação (FE).

Parceria Unicamp e Universidade de Hamburgo

Comunidade Interna