IQ comemora 50 anos lançando livro com experimentos didáticos

Como parte das comemorações dos 50 anos de criação do Instituto de Química (IQ), foi lançado na sexta-feira (22), na biblioteca da unidade, o livro Química em 50 Ensaios. A publicação apresenta cinquenta atividades experimentais que são realizadas em diferentes disciplinas ao longo do curso de graduação em química da Unicamp.

Livro 'Química em 50 Ensaios'

“É uma coletânea de ensaios que são realizados ao longo do curso de química e abrangem os primeiros experimentos praticados nos laboratórios de ensino em química, até experimentos de novas propostas”, conta a professora Ljubica Tasić, chefe do Departamento de Química Orgânica e organizadora do livro.

Química em 50 Ensaios foi elaborado ao longo de dois anos e foi escrito por mais de 40 autores, dentre os quais, professores, convidados e técnicos dos laboratórios do IQ. Os experimentos relatados na publicação estão divididos em seis capítulos de forma multidisciplinar, deixando de lado a divisão dos temas da química clássica. “É um livro de referência que os alunos poderão consultar durante toda a graduação”, explica Ljubica. “Acreditamos que um livro didático dedicado aos alunos seria uma maneira de motivá-los a estudarem a química, embora ela seja uma ciência desafiadora”.

Lançado pela Editora Átomo, Química em 50 Ensaios está à venda nas principais livrarias. Poderá ser usado como livro didático na Unicamp e em outras instituições de ensino.Também é contado no livro uma breve história do Instituto de Química e sua importância para o desenvolvimento da universidade.

Lançamento do livro 'Química em 50 Ensaios' na biblioteca do Instituto de Química
Ljubica Tasić, organizadora do livro