Projeto Concertando o Choro lança álbum na Unicamp

As relações entre o choro e música clássica são a base do repertório de trabalho do Concertando o Choro, projeto musical que lança primeiro álbum no próximo dia 5 de outubro, às 20 horas, no auditório da Adunicamp. As afinidades entre os dois gêneros musicais são trabalhadas pelos cinco músicos com violões de seis e sete cordas, cavaquinho e percussão. Os novos arranjos abrem caminho para solos de instrumentos como clarinete, acordeão, bandolim, flauta e saxofone que são desenvolvidos por outros quatro solistas.

Ensaio dos músicos do projeto Concertando o Choro com Rafael Toledo, Milton Mori e Luizinho 7 Cordas

Na apresentação é mostrada uma nova roupagem para composições de autores que são referencia no erudito. Músicas de Johann Sebastian Bach, Antonio Vivaldi, Ludwig van Beethoven, Piotr Ilitch Tchaikovsky, Samuel Barber e Maurice Ravel, entre outros, são a base para releituras inspiradas na forma de valsa, maxixe, forró, baião e outros ritmos brasileiros. O conjunto de choro é formado por Luizinho 7 Cordas e Zé Garcez no violão, Milton Mori no cavaquinho, Rafael Toledo e Roberta Valente na percussão. Os solistas serão Fernando de Oliveira no clarinete, Guilherme Ribeiro no acordeão, Henrique Araújo no bandolim e João Poleto no saxofone e flauta.

A produção e direção geral do projeto Concertando o Choro são do professor Adilson Ruiz, do Departamento de Multimeios, Mídia e Comunicação, do Instituto de Artes (IA) da Unicamp, e a direção musical fica por conta do violonista Euclides Marques, ex-aluno do curso de música do Universidade. Adilson Ruiz conta que o projeto Concertando o Choro começou na casa do Luizinho 7 Cordas, um dos maiores expoentes do instrumento no Brasil, que reunia em sua casa uma roda de músicos que criou novos arranjos para músicas instrumentais, se inspirando nos trabalhos realizados nos dois álbuns Clássicos em Choro, produzidos em 1979 e 1980 por Altamiro Carrilho. Inicialmente brincadeira de entusiastas da música, o projeto tomou corpo até surgir a iniciativa de gravar um álbum baseado no repertório ensaiado pelo grupo.

Luizinho 7 Cordas

Em 2016 o projeto foi aprovado com recursos de edital do Programa de Ação Cultural (ProAC), da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, que viabilizaram  a gravação e as primeiras apresentações. Além da Unicamp, já estão previstas apresentações do Concertando o Choro no dia 7 de outubro, às 21 horas, no Auditório Ibirapuera em São Paulo, e no dia 20 de outubro, às 21 horas no Clube do Choro de Santos. Durante as apresentações poderão ser adquiridos CDs do projeto.

Saiba mais sobre o Concertando o Choro.