Li Li Min lança ‘Cris, 30 Anos’ em aniversário da Aspe

Cris, 30 anos

O livro "Cris, 30 anos" será lançado na comemoração de 15 anos da Associação à Saúde de Pessoas com Epilepsia (Aspe), durante o 2º Fórum Epilepsia na Escola, a ser realizado em 14 de setembro, às 16 horas, no Salão Vermelho da Prefeitura de Campinas. O evento acontece na semana que abriga o Dia Nacional e Latino-Americano de Conscientização sobre Epilepsia, 9 de setembro, enfatiza o presidente fundador da Aspe e professor da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp, Li Li Min. O valor do livro no lançamento será de R$ 20,00. A participação é gratuita.

Como foi a vida de Cris da adolescência à fase adulta? Dez autoras convidadas contam esta nova história da personagem que na literatura original (Mundo da Cris e Blog da Cris) recebe diagnóstico aos 16 anos, como muitos jovens em período escolar.  E como é a epilepsia no contexto da escola? De acordo com Li Li Min, ainda é comum escutar de pais que quando os filhos têm crise na escola são convidados a mudar de unidade. “Se o professor não souber o que fazer diante de uma crise, estará automaticamente ensinando que epilepsia é uma droga e assim perpetuando o estigma da doença epilepsia. Precisamos dialogar mais sobre epilepsia. Esse é o objetivo destes eventos, conscientizar sob a luz do conhecimento para sair das sombras do mito e preconceito e ensinar outras pessoas.”

De acordo com Min, há bons exemplos que são frutos destas campanhas. “O que sinaliza que estamos indo no caminho certo, porém o destino final ainda não apareceu no horizonte.” A família, segundo o neurologista, é um bom recorte da sociedade, e é preciso começar a quebrar o preconceito presente também nos sentimentos e atitudes no círculo familiar.

“O que fazer? Precisamos enxergar a pessoa e não a doença. E cuidar da pessoa, da vida e o que ela pode oferecer. Se ficar olhando a doença, sempre vai ficar nas suas amarras e limitações. Para os pais, as suas palavras são poderosas como uma profecia a se realizar”, arremata.

II Fórum Epilepsia na Escola e

Lançamento do livro