Unicamp reforça relações com a Argentina no programa Estude em Buenos Aires

Autoria

Da esq. p/ dir., Conejero, Knobel, Zago, Rodríguez e Magariños
Da esq. p/ dir., Patricio Conejero, Marcelo Knobel, Marco Antonio Zago, Horacio Larreta e Carlos Magariños

O reitor da Unicamp Marcelo Knobel assinou uma carta de intenções no último dia 25 com o objetivo de colaborar com o programa Estude em Buenos Aires. O documento foi firmado no Consulado Geral da Argentina em São Paulo e celebrado entre a Unicamp, a Universidade de Buenos Aires (UBA) e a Prefeitura da Cidade Autônoma de Buenos Aires, na Argentina. Saiba mais.

"O programa visa não só ampliar, mas também simplificar a experiência dos estudantes internacionais em Buenos Aires, por meio de intercâmbios acadêmicos com universidades de lá", comentou Marcelo Knobel. A ideia é que, nos próximos meses, os esforços se concentrem na implementação de um programa específico entre a Unicamp e a UBA.

Horacio Larreta, chefe de governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires, afirmou que “esse acordo é um marco institucional, pois acompanha a crescente interação acadêmica de estudantes na cidade de Buenos Aires". Ele disse que o intercâmbio universitário gera um vínculo para toda a vida e que por isso este trabalho vai no sentido de a cidade receber melhor os estudantes estrangeiros.

Participaram da assinatura, além do reitor da Unicamp e de Horacio Larreta, Patricio Conejero Ortiz, da Oficina de Relações Internacionais da UBA. Acompanharam ainda a cerimônia o reitor da USP Marco Antonio Zago (que também esteve nessa solenidade e assinou um acordo semelhante ao da Unicamp). o embaixador da Argentina no Brasil Carlos Magariños, o cônsul-geral da Argentina em São Paulo Jorge Agustin Molina Arambarri e o presidente da Agência USP de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani) Raul Machado Neto.

Imagem de capa
Gestores assinam intenções de programa Estude em Buenos Aires

Para o pró-reitor, Fernando Coelho, a extensão deve ser entendida como “o braço político do ensino e da pesquisa”