Praça da Paz receberá o Festival Corredor Cultural

Autoria

A Praça da Paz vai sediar o Festival Corredor Cultural no próximo domingo, 27 de agosto, das 10 às 18 horas. O projeto Corredor Cultural Forproex Sudeste, capitaneado pelo Fórum de Pró-Reitores de Extensão das Instituições de Ensino Superior Públicas – Regional Sudeste (Forproex Sudeste), engloba uma série de eventos para circulação dos diversos fazeres artístico-culturais produzidos nas instituições de ensino superior (IES) públicas, distribuídas em cerca de setenta diferentes cidades no Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.

Festival Corredor Cultural

A Unicamp é uma das instituições participantes do projeto, recebendo grupos e promovendo a circulação de produções artístico-culturais da Universidade. O Festival Corredor Cultural contará com atividades artísticas e culturais durante o dia inteiro.

Programação:

10h - "Chamamento" - Daiane Correia e Matheus Felipe - Unicamp
Contemplado pelo edital SAE Ação Cultural 2017 do Serviço de Apoio ao Estudante e Pró-Reitoria de Graduação da UNICAMP, o trabalho “Chamamento” da cantora Daiane Correia com o pianista Matheus Felipe, traz a releitura de canções de compositores consagrados do Brasil, Argentina e Peru, dentre os quais, Fito Paez, Susana Baca, Milton Nascimento e Paulinho Nogueira. Com arranjos de Matheus Felipe e textos de Daiane Correia as canções e poemas tecem poeticamente o repertório.

11h - Espetáculo: "No fundo do baú" - Univ. Fed. Uberlândia
No fundo do Baú é um espetáculo que mescla a Commedia dell’Arte e o Teatro de Rua com o charlatanismo e novas tecnologias.

11 h - Oficina de Malabares - Univ. Fed. do ABC.
Projeto de Cultura Motricidade, Equilíbrio e Malabares da UFABC. A oficina ensinará técnicas básicas de malabares, utilizando claves, aros e bolas.

12h - "Nuvens Tormenta" - Anderson Kalt - Unicamp
O projeto “nuvens & tormenta” anseia por alargar as fronteiras do que se entende por som, música e ruído através da música eletrônica /eletrôrgânica / eletroacústica. É uma proposta de construções sonoras coletivas em espaços públicos.

14h - Banda "Gastos Operários" - Univ. Fed. Lavras
SAMBA-SOUL MARACATUZADO QUÂNTICO - Somos o que está em perene [des]construção emancipatória de identidade para/com os coletivos irrompidos nessa pós-modernidade selvagem. Gastando, seguimos!

14h - "Oficina de Origami" - Tim - Unicamp
Arte tradicional e secular Japonesa de dobrar o papel, criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel, sem cortá-la ou colá-la. Na oficina serão ensinados algumas dobras e técnicas para a construção de figuras.

16h - Cabareto Jazz Band - Unicamp
O projeto Cabareto Early Jazz Band é formado por onze alunos da graduação em música da Unicamp. Em 2016 o grupo integrou as práticas de conjunto oferecidas pelo professor Mário Campos, com o comprometimento de pesquisa tanto da estética quanto o contexto histórico-cultural do Jazz Tradicional, que compreende as décadas de 20 a 40 na costa leste dos Estados Unidos. Através da criação de arranjos originais e exclusivos para a formação inspirados em Count Basie, Sammy Nestico, Don Sebesky, Duke Ellington, Fletcher Henderson, Benny Goodman, Bob Brookmeyer, Gil Evans entre muitos outros, o Cabareto aproxima a linguagem jazzística do pensamento científico, proporcionando interpretações artísticas dessa vertente musical tão importante para a música popular global!

16h - "Oficina de Pife" - Iago Tojal - Unicamp
Tradicional nas bandas de pífanos do Nordeste brasileiro, o pífano ou pife é a flauta tradicional do nosso país. Venha participar desta oficina!!! Se já possui um pife, traga o seu! Se ainda não possui, haverá pifes para todos participarem da vivência, que estarão a venda para quem quiser levar para casa e continuar tocando o instrumento!

Festival Corredor Cultural

Comunidade Interna